Em vistas dos problemas decidi abrir o computador, perder a garantia e resolver o problema de uma vez por todas. Descobri que o problema era na fonte de alimentação.
E já que teria que trocar a fonte, optei por uma fonte de qualidade uma C3 TECH com 500W reais, assim também poderia instalar a minha XFX Geforce 6800 Xtreme Edition 512MB DDR3 PCI-E que estava na caixa sedenta para funcionar.
Espetei a placa de vídeo no slot PCI-E, liguei o cabo DVI, e na hora de ligar o computador, "NO VIDEO DETECTED", nada de dar vídeo, observei que o fan (ventilador da placa, ou cooler) da placa de vídeo não estava funcionando.
Testei várias vezes e nada de ligar o fan ou o vídeo, quando comprei a placa o vendedor me disse que a placa estava com problema no cooler, que teria que substituir, como o preço estava muito bom eu topei.
Mas imaginei que pelo menos desse vídeo, mas não deu...
E agora? O que fazer? Já era noite, nenhuma loja que vende cooler para VGA estava aberta, e eu não queria comprar pela Internet e ter que esperar 4 dias para chegar.
Abri minha caixa de bugigangas e encontrei um cooler original de Athlon 64 X2, pensei...será??
Parte 1 - Tirando o fan da XFX 6800XT
Não custa tentar...removi a plaqueta metálica da placa de vídeo, e fui desparafusar o fan da placa, eram 3 parafusos, só consegui tirar um deles, os outros dois estavam muito bem presos, e a minha chave de precisão não deu conta do recado, já estava irritado, quebrei o plástico que prendia, e os parafusos ficaram lá mesmo.
Parte 2 - Adaptando o fan do Atlhon 64.
Para quem conhece esse cooler, ele não é preso na base metálica por parafusos, é preso por suportes plásticos. Para fixa-lo no dissipador de calor da placa de vídeo eu precisaria de parafusos, como não tinha lugar para eles, peguei a furadeira e fiz 4 furos nas extremidades (assim como nos outros fans).
Parte 3 - Parafusando o fan no dissipador da placa de vídeo
Chegou a hora de ligar o fan ao dissipador, como há uma diferença enorme de tamanho entre o fan original e o fan do Atlhon nao é possível encaixar na cavidade específica do fan, dessa forma tendo um espaço de aproximadamente 1 cm entre o GPU (processador gráfico) e o fan, fiquei com medo de super aquecer a placa de vídeo e queima-la. Mesmo assim parafusei o fan ao dissipador (utilizei parafusos de cooler de K6II).
Parte final - Ligando o computador.
Depois de espetada a placa no slot, apertei o botão de liga do computador e ouvi 1 bip, um bip de alegria, funcionou perfeitamente.
Utilizei o Sandra para medir a temperatura da GPU e do ambiente, que estava em 41 graus e 31 graus, respectivamente, pelo o que pesquisei na Internet uma ótima temperatura.
Instalei o Test Drive Unlimited e rodou perfeitamente, sem nenhum travamento ou super aquecimento, já estou utilizando o computador a quase uma semana sem nenhuma ocorrência.
Fotos da placa de vídeo com o fan de CPU.
Clique para ampliar - Fora a melhora na ventilação da GPU, devido ao tamanho exagerado do fan as memórias também são ventiladas.
Abraços e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário