segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O que é a Internet? (Trabalho escolar/faculdade)


Segue um antigo trabalho do primeiro ano da faculdade, foi feito em 2003, várias novidades surgiram desde então, mas ainda pode ser aproveitado.

Introdução

Internet, o que é isso? Não eu não vou usar é muito difícil. Várias vezes no deparamos com pessoas que tem esta idéia, que a Internet é algo difícil, algo vago, não seguro e por aí vai. Através deste trabalho o usuário estará conhecendo um pouco mais sobre a Internet e suas ferramentas e verá que ela não é nenhum bicho de sete cabeças, e sim um amigo querendo nos ajudar, solucionando nossos problemas.

Histórico da Internet

Inicialmente chamada de ARPAnet (Advanced Research Projects Agency) era uma pequena rede que em 1969 já  interligava laboratórios de pesquisa nos Estados Unidos.

Esta rede foi criada pelo Pentágono, com medo que um ataque nuclear pudesse a vir cortar suas comunicações, o conceito é muito simples a rede em todos os pontos se equivale e não há um comando central, o que estrategicamente falando daria aos norte americanos uma comunicação não atingível.

No início dos anos 70, universidades e colégios norte americanos passaram a utiliza-la.

Na década de 80 a evolução continuou, através do protocolo TCP\IP nos servidores UNIX, mais universidades estavam com a ARPAnet, e os super computadores conectados a rede NFSNET (National Science Foudation)  em 1986 foram conectados na ARPAnet, a partir desse momento a rede passou a ficar conhecida como Internet e seu uso foi liberado comercialmente.

A Internet como a conhecemos surgiu em 1991 no laboratório suíço, CERN, seu criador foi Tim Berners Lee, ele criou uma linguagem para facilitar o uso da Internet.

Em 1993 o primeiro browser da Internet foi criado o “Mosaic”, ele é o responsável pelo enorme crescimento que se deu nessa época, as pessoas já tinham páginas pessoais e podiam exibir imagens.  

Desde então a Internet tem sido o meio de comunicação que mais tem crescido no mundo, atualmente temos mais de 150 milhões de usuários em todo o mundo.

Funcionamento da Internet

Um dos mais bem sucedidos exemplos de unificação mutua entre os países, é a Internet, ao invés de apenas uma organização controla-la, várias instituições, universidades, organizações privadas e órgãos governamentais fazem isto, tornando-a uma aliança organizada, o que a torna muito democrática e livre.

A Internet usa um protocolo de comunicação, este protocolo chama-se TCP\IP e se comunica com PC, MAC, UNIX etc, isto é um beneficio tremendo, pois não foi necessário criar redes exclusivas para cada sistema.

Organizada em forma de malha, os dados fazem rotas, até chegarem a seu destino. Os diversos pontos desta rota são chamados de servidores, normalmente são computadores de grande desempenho e com conexões velozes, com este funcionamento por pontos a Internet se torna uma opção barata e eficaz, pois não se depende de poucos servidores, o custo normalmente é de uma ligação local, da sua casa até o provedor de acesso. 

Acesso a Internet

Feita através de provedores de serviço a internet, alguns destes provedores vendem o serviço, outros o fazem de forma gratuita. Normalmente os provedores pagos controlam seus próprios segmentos de internet e fornecem ligações de longa distância chamadas de backbone. Esta modalidade e caracterizada com acesso discado.

Existem outras modalidades de acesso a internet, que são ADSL, ISDN, SLIP, PPP, via cabo e outros.

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line): Tecnologia de acesso a internet através de linhas tradicionais, permite o trafégo de dados e de voz ao mesmo tempo, sem que um interfira no outro, a velocidade vária entre 256Kbps e 2Mbps.

ISDN (Integrated Services Digital Network): Feita através de duas linhas digitais, permite acesso que variam entre 64Kbps e 256Kbps.

Via cabo: Usada através do cabo coaxial da sua TV a cabo, e necessário um modem especial fornecido pela operadora para o envio de dados, sua velocidade é muito elevada chegando a ser 100 vezes mais rápida, do que uma conexão de 56Kbps. 

SLIP (Serial Line Internet Protocol ou Protocolo Internet para Linha Serial) : Uma conexão completa à Internet através de linhas telefônicas que enviam pacotes da Internet via modems.

PPP (Point-to-Point Protocol ou Protocolo Ponto-e-Ponto): Como o SLIP essa é uma conexão total à Internet através de linhas telefônicas via modem. É mais confiável do que o SLIP por causa de suas verificações duplas, para assegurar que os pacotes da Internet não cheguem danificados. Reenvia quaisquer pacotes danificados.

Atualmente as empresas de eletricidade do Paraná e de Minas Gerais estão testando o acesso via fios elétricos, o que reduzirá bastante o custo do acesso a internet e elevará as taxas de velocidade; 

Ferramentas e recursos da Internet

FTP (File Transfer Protocol) : Protocolo de transferência de arquivos, algumas vezes quando você recebendo arquivos da internet, você está recebendo através do protocolo FTP, para diferenciar o recebimento de arquivos de FTP para HTTP você nota que em alguns sites e necessário entrar com uma senha e nome de usuário, mesmo que estes sejam anônimos, quando o download do arquivo vier desta forma, provavelmente o protocolo que está sendo utilizado é o FTP.

Existem vários programas que fazem download via  FTP, destacando-se o Cute FTP, mas normalmente os browser já vem com esta capacidade, para enviar arquivos para um servidor de páginas na internet normalmente usamos o FTP.

TELNET: São programas que permitem que você faça conexão com outros computadores via telefone, você simplesmente disca o número de telefone e o outro computador aguardar receber o sinal, assim que ele recebe os computadores ficam conectados entre si, podendo trocar arquivos autorizados através de uma senha. Hoje existem poucos usuários deste serviço, mas já foi muito usado.

Correio Eletrônico: O nosso tão querido e usado e-mail, o recurso mais antigo da Internet, consiste em um endereço eletrônico aonde se pode enviar e receber mensagens, mas não se trata apenas de receber e enviar mensagens, ele envia e recebe qualquer tipo de arquivo, o que pode ser uma foto, arquivo, programa etc.

É o recurso mais usado na Internet, o endereço obedece a seguinte estrutura “nome do usuário@provedor do correio eletrônico. Tipo de organização do mail. E país do provedor de e-mail.”

Intranet e Extranet

Intranet: Uso da tecnologia da Internet em redes internas, é um recurso que aumenta a produtividade da empresa, pois agiliza os processos.

Atualmente as Intranet estão em um patamar semelhante a Internet, pois já são dotadas de interfaces gráficas amigáveis e dinâmicas, muito mais fáceis que os  modos  de texto estático.

Através de um servidor de web, os cliente irão ter páginas, aplicações, programas idênticos aos de internet, o usuário tem os mesmos recursos de um web site. 

Extranet: Disponibiliza sua Intranet a ser acessada fora da empresa, a disponibilização pode ser feita através de satélites, fibra óptica, internet etc. Serve como um unificador de redes com filiais pois toda empresa fica realmente ligada.  

HTML

HTML(HyperText Markup Language) : Linguagem específica para construção de sites, são linhas de códigos interpretadas pelo browser. Um site HTML pode ser construído através de qualquer editor de texto, o mais usado é o Bloco de notas do windows, também existem programas editores de textos que dão ao usuário uma interface gráfica o que facilita a construção de sites, como exemplo: Dreamweaver e  Front Page.

Conclusão

A Internet é uma ferramenta que facilitou muito a nossa vida, podemos expor idéias, vender produtos, comunicarmos instantaneamente com uma pessoa que esteja muito distante.

Seu desenvolvimento é muito rápido, e a cada mês temos novidades em programas, sites, tecnologias de acesso, linguagens etc.

Com os browser (navegadores) cada vez mais fáceis de se interpretar, várias pessoas estão iniciando o uso da internet, e a tendência é que cada vez mais isto aconteça.

Referências

O que é HTML. Disponível em http://www.apostilahtmlonline.hpg.ig.com.br/html.html. Acessado em 13/09/2003

Internet. Disponível em http://www.br-business.com.br/internet/internet.htm. Acessado em 13/09/2003

Pequena história da Internet. Disponível em http://www.uol.com.br/mundodigital/beaba/manual.htm Acessado em 13/09/2003.

Histórico da Internet. http://planeta.terra.com.br/educacao/pasqualotti/luterano/internet_historico.htm. Acessado em 13/09/2003

Serviços disponíveis na Internet. http://bvi.clix.pt/aprender/servicos.html. Acessado em 13/09/2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics