quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dicas para uma boa apresentação em público

DOMINE O ASSUNTO
Não adianta querer falar de física molecular se você é um mecânico automotivo, antes de apresentar determinado assunto tenha certeza que você o domina.

PREPARE-SE PARA FALAR
Treine o que irá falar na sua apresentação, se tiver falar durante 15 minutos, prepare-se para falar durante 30 minutos. Muitas vezes podemos esquecer-nos de abordar algum tema e a apresentação pode se tornar muito curta, mas tome cuidado para não exagerar.

SEJA NATURAL
Mesmo que você tenha se perdido no assunto, procure agir naturalmente,  se você não demonstrar os ouvintes não saberão que você se perdeu.

NÃO CONFIE NA MEMÓRIA
Caso você vá apresentar sem ter o apoio de um software de apresentações multimídia (Power Point ou Impress), leve sempre um roteiro (colinha), mas nada de folha tamanho A4, pense em algo como as “colinhas” do Faustão ou Gugu, bem discretas.

USE A LINGUAGEM CORRETA
Evite falar, “daí então”, “menas”, “ponha”, “tipo assim”, “para mim” etc...

CUIDADO COM A POSTURA E OS GESTOS
Não fique com as pernas muito fechadas ou abertas, não olhe para o chão (nem para o teto), nada de mão no bolso, não gesticule em excesso. Caso você tenha vergonha de olhar para o público, olhe para o final da sala de forma parecer olhar para o público.

SEJA BEM HUMORADO
Não precisa ser um palhaço, mas uma boa dose de bom humor, ajuda a deixar a apresentação mais atrativa e menos tediosa.

APRESENTAÇÃO PESSOAL
Esteja bem vestido (roupa e sapatos limpos), cabelo cortado e barba feita, as mulheres devem tomar cuidado para não usar roupas muito ousadas.

E O MEDO? O NERVOSISMO?
É normal, todos os grandes palestrantes sentem. Com a experiência aprendemos a domar o medo e o nervosismo, minha dica é que sempre que tiver uma oportunidade de apresentar um trabalho, um produto, falar na sua igreja, não perca a chance.

FALE COM EMOÇÃO
Devemos falar com interesse e emoção, para que os ouvintes também se interessem, não é possível alguém gostar da sua palestra se nem você gostar do que está apresentando. Veja o exemplo dos políticos em época de campanha, prometem e prometem, esbravejam ao microfone perante grande platéia, as veias saltam do pescoço, no entanto quando são eleitos se esquecem de tudo o que prometeram, se eles conseguem, você também consegue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics