quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

KMS e MAK licenças do Microsoft Windows

Acesse o original em: http://christianomendes.blogspot.com.br/2009/08/kms-e-mak-como-funcionam-os-novos.html

Repassando um artigo do blog do Christiano Mendes, me auxiliou muito na instalação de licenças em um cliente.

------------------------------------------------------------------

KMS e MAK: Como funcionam os novos modelos de ativação do Windows

Há alguns dias, eu estava concluindo a instalação de uma máquina virtual Windows Server 2008 e, após ter informado a chave do produto, recebi a seguinte mensagem: “A chave do produto já está em uso”. Por um momento fiquei sem entender o que estava acontecendo, pois sabia que era uma chave autêntica licenciada pela minha empresa. Resolvi pesquisar sobre o problema e me deparei com estes dois termos: chave KMS e chave MAK.

No plano de licenciamento por volume (VLK), quando se licenciava o Windows XP/2003, recebíamos uma chave “Open”. Com esta chave, podíamos instalar inúmeros computadores com Windows XP/2003. Já no ambiente Vista/2008, a coisa muda de figura e é justamente onde entram as chaves KMS e MAK.

A princípio, parece ter ficado mais complicado ativar o Windows, mas este novo modelo de ativação por volume (Volume Activation ou, simplesmente, VA) trouxe mais segurança e flexibilidade à equipe de TI. Vejamos como elas funcionam:

KMS
Key Management Service ou Serviço de Gerenciamento de Chave é um modelo onde existem um ou mais servidores (chamados KMS Hosts), hospedados em sua rede local, e que são responsáveis por ativar automaticamente, os demais computadores Vista/2008 em sua empresa. Em outras palavras, seria um Servidor de Ativação do Windows.

No modelo de ativação tradicional do Vista, o computador precisaria se conectar a Microsoft para ser ativado. No modelo KMS, o computador se conecta diretamente ao Host do KMS para ativação. Além disso, um computador ativado via KMS precisa se conectar ao Host do KMS a cada 6 meses para renovar sua ativação ou passará a ser um software não genuíno. Esta funcionalidade é interessante se levarmos em conta questões de segurança como roubo de equipamento.

Outro ponto importante é que sua equipe de TI não precisará mais ter acesso a essas chaves, ficando o acesso restrito apenas aos administradores dos contratos. Imagine um estagiário aprendendo a instalar o Windows: Ele anota a chave da empresa em um papel e depois dos 3 meses de experiência é dispensado. Lá se foi o papelzinho com uma informação confidencial de sua empresa.

Uma chave KMS só pode instalada em 6 Hosts, ou seja, ela só pode ser usada 6 vezes (taí a explicação para eu ter recebido a mensagem acima). A partir da ativação do Host do KMS, este pode ativar um número ilimitado de computadores. Mas para que o Host do KMS ative um cliente (servidor ou estação de trabalho), é preciso que uma cota mínima de computadores seja atingida:

- Para que o Windows Server 2008 seja ativado, é preciso que, pelo menos, 5 computadores (pode ser tanto Vista ou Seven ou 2008 ou 2008 R2), façam contato com o Host do KMS.

- Para que o Windows Vista ou Seven seja ativado, é preciso que, pelo menos, 25 computadores (pode ser tanto Vista ou Seven ou 2008 ou 2008 R2), façam contato com o Host do KMS.

Na época que escrevi este post, o Windows 7 e o Windows Server 2008 R2 ainda não tinham saído. Portanto, vai aqui um extra com um detalhe muito importante:

- Se o Host do KMS for o Windows Vista ou o Windows Server 2008, estes não serão capazes de ativar o Windows 7 e o Windows Server 2008 R2. É preciso instalar ou migrar o Host do KMS para as novas versões do Windows. Já o Host do KMS estando no Windows 7 ou no Windows Server 2008 R2, o Windows Vista e o Windows Server 2008 serão ativados.

Este link contém um vídeo que demonstra claramente como funciona a ativação do modelo KMS:http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=bbf2eb61-2b30-4f2d-bccd-df53e220b8e9

MAK
Multiple Activation Key ou Chave de Ativação Múltipla é um modelo similar ao modelo tradicional de ativação do Vista, onde o computador se conecta a Microsoft para ser ativado. As regras também são as mesmas: o computador permanece ativado até que seja formatado ou algum hardware seja trocado. A diferença é que, como o próprio nome diz, uma única chave pode ser usada para ativar vários computadores.

MAS ATENÇÃO! A quantidade de uso de uma chave MAK é limitada. Essa quantidade varia de acordo com o tipo e com as informações do plano de licenciamento por volume de cada empresa. As solicitações de chave MAK são feitas através do Centro de Atendimento de Licenciamento por Volume. Lá você também pode conferir quantas chaves MAKs já foram usadas e quantas restam, bem como administrar todos os seus contratos de licenciamento.

KMS ou MAK? Qual utilizar?
Isso depende da estrutura de cada empresa. Você pode utilizar KMS ou MAK ou KMS e MAK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics