terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Teclas FN brilho do Sony VAIO não funcionam (solução)

A Sony é uma reconhecida marca de eletrônicos, os preços são acima da média o que é justificável pela qualidade superior, porém o mesmo não se aplica aos notebooks da marca, os preços são exorbitantes e a performance é abaixo da média comparando com marcas medianas do mercado, e o principal problema não são os componentes utilizados na fabricação dos VAIO, pois seguem a mesma linha dos eletrônicos (apesar de eu já ter visto vários VAIO com problemas de super aquecimento (isso que estou em Curitiba)).

Retomando, o grande problema é a quantidade absurda de softwares da Sony que acompanham os notebooks, causando uma lentidão terrível, posso afirmar por experiência própria possuo um Avell Intel I3 (primeira geração, com 8GB de RAM e VGA dedicada GT330M, e o mesmo é mais rápido do que o VAIO SVS13A25PBS que conta com um Intel I7 3520M, 12GB de RAM (originalmente era 6GB, aumentamos na tentativa de melhorar o desempenho) e VGA dedicada GT640M.

O hardware da Sony é muito superior, mas no uso cotidiano (Internet, Rede, Vídeo, Word, Excel, Sistema empresarial) o VAIO consegue ser mais lento que o Avell I3.

Decidimos retirar o o Ruindows 8 e instalar o Windows 7 em busca de performance, a instalação correu bem até que chegou a hora da instalação dos drivers, simplesmente uma lista absurda de drivers e utilitários e o pior após alguns gigas de dowloads e horas de instalações as teclas de função Fn não funcionavam, ressalto que tudo foi instalado!

Pesquisando na net achei o site do Rafael que sugeriu que para as teclas de função funcionassem era necessário instalar os drivers em determinada ordem, o que não funcionou no meu modelo: http://www.rafaelzottesso.com.br/2009/11/teclas-fn-do-sony-vaio-nao-funcionam/

Então pode ser uma tentativa para você fazer suas hot keys funcionarem:

"Ontem eu estava com um problema: as teclas FN do notebook Sony Vaio não funcionavam. Instalei todos os drivers disponíveis no site da Sony e nada.

Resumindo entre respostas, comentários e assistência via chat da Sony cheguei a três opções. Mas por que três? Porque uma funcionou em um modelo e a outra em outro e assim por diante.

Se você já instalou uma das três e ainda não deu certo, tente com a outra opção.

Algumas fazem funcionar o volume, mas o brilho não.

Procure os drivers no site da sony e faça o download daqueles com os mesmos nomes e instale estes nesta ordem:

Opção 1:

Entre no Site de Download, procure o modelo do seu notebook
Vaio Shared library
Vaio PxEngine
Vaio Setting Utility
Vaio Control center
Vaio Event service
Reinicie o notebook
Se ainda não deu certo, instale o Sony® Firmware Extension Parser Device Driver e reinicie novamente (dica do Bruno Weba)
Opção 2:

Entre no Site de Download, procure o modelo do seu notebook
Vaio Shared library
Reinicie o notebook
Sony Notebook Utilities
Reinicie o notebook
Opção 3:

Entre no Site de Download, procure o modelo do seu notebook
Sony Shared Library
Reinicie o notebook
Sony Firmware Extension Parser Device Driver
Vaio Location Utility
Vaio Event Service Update
Reinicie o notebook"

Fonte: http://www.rafaelzottesso.com.br/2009/11/teclas-fn-do-sony-vaio-nao-funcionam/


O que funcionou comigo foi um comentário do visitante Victor que diz:

"Gente, gente, não precisa de nada disso. Basta baixar o UNIEXTRACT (Universal Extractor), extrair o EXE da SONY Firmware Extension Parser Device Driver e rodar direto pelo Setup.exe que tem dentro da pasta TEMPEXE. A SONY “não gosta” de quem formata e usa outro sistema operacional e por isso fica fazendo esses drivers todos bugados e cheios de falhas de compatibilidade. Extrai todos EXE’s e instalei todos manualmente e ficou 10 patrão !"

E eis que as teclas Fn de brilho do VAIO funcionaram inclusive com bips e OSD de volume e brilho na tela.

Disponibilizei o UNIEXTRACT na minha conta 4shared pois o link do Baixaki não funciona: http://www.4shared.com/zip/YuSrhqSaba/uniextract.html

Para complementar ele ficava dizendo que a bateria estava bixada, era necessária troca, a solução é simples:

Após instalação do “Sony® Notebook Utilities”, ele tem um utilitário chamado “Battery Checker” (ERRO: A bateria instalada pode não estar corretamente ligada ao computador ou pode não ser compatível com o mesmo.)

Provisoriamente acesse o gerenciador de tarefas com o ctrl alt del é finalize o processo: ISBMgr.ex

SOLUÇÃO DEFINITIVA:
1 – Menu Iniciar > Executar;
2 – Digite msconfig e aperte OK;
3 – Selecione a aba Inicialização de Programas;
4 – Encontre e desmarque o “ISB Utility” e tecle OK;
5 – Reinicie o computador e pronto.

Apenas para finalizar a minha opinião sobre os VAIOs, não recomendo a compra, não apenas por este caso, mas pelos conectores internos de fonte que são frequentes as quebras (já mandei arrumar 3 VAIOs com esse problema, 02 deles recentes I3 e I5), problemas de aquecimento e travamentos também assolam a família e para finalizar essa luta com drivers e utilitários.

Abraços e até a próxima!

4 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo site, ou melhor, obrigado pelo site! Formatei meu Sony Vaio ontem (sai do W8.1 para o W7 Ultimate) e estou aqui sofrendo com esse mesmo problema da tecla FN. Será que você poderia fazer um tutorial de como extraia a EXE da Sony? Eu tenho o Uniextract instalado, mas sou leigo no assunto. De início a tecla do volume estava funcionando, mas enquanto tentei alguns dos passos ela também parou de funcionar. Agradeço a atenção! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. essa dica do UNIEXTRACT salvou o meu dia, muito obrigadod

    ResponderExcluir
  3. o meu mesmo extraindo ele instala mais brilho nao funciona !
    PX engine nao tem para baixar

    ResponderExcluir
  4. instalei o VAIO Control Center voltou a funcionar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics