terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ransonware como prevenir



Olá prezados amigos,

Venho informar de uma praga virtual muito perigosa, trata-se de um tipo vírus chamado de Ransonware, o programa malicioso infecta o computador e criptografa todos os dados do usuário removendo acesso aos seus documentos, e-mail Outlook, vídeos, fotos e músicas. 

Para o desbloqueio dos arquivos é necessário pagar um resgate para o hacker, os valores começam em 500 dólares e a cada semana que se passa sem o recebimento da quantia, o hacker dobra o valor do resgate, e mesmo que o pagamento solicitado seja efetuado não há garantia que o hacker irá mandar a senha para desbloquear os seus arquivos.

A situação é muito séria, até pouco tempo atrás casos no Brasil eram bem raros, porém essa semana um colega que também trabalha com TI me disse que uma das empresas que ele atende (aqui em Curitiba) foi infectada, tentando ajudá-lo pesquisei e vi dezenas de outros casos semelhantes no Brasil, e infelizmente não há o que ser feito para recuperar os dados sequestrados do cliente.

O que chama muita atenção é que as vítimas na maioria das vezes não são apenas os servidores das empresas, e sim as estações de trabalho e os computadores domésticos (desktops e notebooks).

A melhor defesa contra esse tipo vírus é a prevenção, seguindo os procedimentos descritos as chances de ser lesado por esses hackers, diminuirá consideravelmente.

1. Mantenha o seu antivírus atualizado, estude a possibilidade de adquirir um bom antivírus pago, é melhor investir um pouco do que amargar altos prejuízos posteriormente.

2. Considere adquirir um Anti-Malware mais eficaz que os anti-vírus tradicionais, como o Spyhunter ou Malwarebytes.

3. Faça backup (cópia de segurança) regularmente de todos os seus arquivos importantes. Salve os seus dados em mídias como HD externo, Pen-drive, na nuvem (Internet) ou DVD\CD. É importante que você tenha o seu backup em mais de um tipo de mídia (por exemplo hd externo e na nuvem) e que os backups sejam realizados periodicamente.

4. Evite fazer downloads em sites desconhecidos e suspeitos, cuidado com as atualizações que alguns sites podem pedir para você fazer, esse tipo de vírus infecta a sua máquina quando você entra em um site e o mesmo pede para atualizar o Java, Adobe Flash, Adobe Reader, na dúvida não atualize. Não abra e-mails desconhecidos e nunca clique em seus links.

5. Caso você tenha um servidor em sua empresa, certifique-se que os usuários estejam salvando todos os dados importantes no servidor (que deve ter um backup) e não na máquina local.

6. O vírus também ataca smartphones (Android, Windows, iOS (iPhone)), se você ainda não tem, considere instalar um bom antivírus para seu smartphone.

Qualquer dúvida estou a disposição, posso implementar rotinas de backups diárias e semanais em HD externo e na nuvem (Internet), instalar os softwares de proteção adicional e fazer uma avaliação minuciosa do nível de segurança do seu computador.


Atenciosamente,

Diego Denega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics