domingo, 25 de dezembro de 2016

Configurando o roteador TP-LINK TL-R470T+


 Abra o seu navegador de Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari, Google Chrome) e digite na barra de endereços: 192.168.0.1



Em User Name: admin no Passaword: admin

Na tela seguinte irá aparecer um Wizard  (Assistente de configuração) pressione Next.
Selecione  a quantidade de portas WAN (Internet que irá utilizar), por exemplo, se você irá usar uma Internet da GVT, e outra da NET, selecione Two (2), caso vá utilizar apenas uma Internet, selecione One(1).

Wan Port: Selecione a porta WAN (Internet) que deseja configurar, se você só tem 01 Internet, selecione WAN1, caso tenha mais de uma, repita o processo com cada uma delas.

Wan Connection Type: selecione Dynamic IP (apenas selecione outra opção caso o seu modem roteador não forneça o ip automaticamente)

Pressione Next e após aguardar a configuração, se você tiver que configurar outra Internet clique em Continue, caso contrário Finish.





Configuração de grupos e usuários

O grande benefício deste roteador é poder criar grupos e usuários que posteriormente poderá ser criado políticas de uso da Internet.
Por exemplo dentro de uma empresa, podemos utilizar os grupos: Servidores , Chefia (com todos acessos liberados) e Funcionários (com restrição de sites acessados e horários de uso definido). No uso doméstico pode ser utilizado para criar um grupo com todos os sites liberados para os pais, e outro para os filhos.

No menu esquerdo, clique em User Group.
Digite o nome do seu grupo em Group name, e se achar necessário uma descrição em Description, para confirmar a criação do grupo clique em Add.


Para adicionar usuários, vá na guia User, digite o nome de usuário em User Name, o endereço IP que será definido para esse usuário, por exemplo 192.168.0.50 (ver como definir endereço IP na máquina do usuário), logo em seguida clique em Add.


Para definir os usuário de cada grupo vá ao menu View.
Selecione  o nome do grupo que deseja adicionar o usuário na caixa de seleção Group Name, e em Avalaible Member clique no usuário, e logo em seguida clique no botão com a seta para direita, para adicionar o usuário no grupo desejado, clique em Save.


Infelizmente é só isso, não tenho mais o roteador em posse e não consegui terminar o artigo.

O passo seguinte seria adicionar os sites e restritos e associar ao grupo desejado, por exemplo a diretoria poderia ficar sem restrições, e o comercial com sites como Facebook e YouTube sem acesso. Sorry Guys =/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics