Recentemente, passei por uma dor de cabeça na hora de migrar minha conta do WhatsApp Business para outro aparelho. Apesar de ter feito o backup corretamente no Google Drive, ao instalar o Whats no novo celular e iniciar a configuração da conta, não aparecia a opção de recuperar o backup de jeito nenhum! Tentei várias soluções que encontrei na web, assisti vídeos no YouTube, consultei IAs, mas nada funcionava.
A solução? Descobri por conta própria.
Aqui vai o passo a passo que realmente funciona para restaurar o backup do WhatsApp Business em um novo dispositivo:
1. Instale o WhatsApp Business no novo aparelho
Comece fazendo o básico: baixe e instale o WhatsApp Business no novo celular, mas não inicie a configuração da conta ainda.
2. Vá para as configurações do Android
Antes de mexer no WhatsApp, entre nas configurações do Android e encontre a lista de aplicativos. Procure pelo WhatsApp Business.
3. Dê todas as permissões necessárias
Dentro das configurações do app, vá até a seção de permissões e certifique-se de que o WhatsApp tem todas as permissões habilitadas. Isso inclui:
- Acesso ao armazenamento (essencial para restaurar o backup do Google Drive)
- Contatos
- Microfone
- Câmera
4. Inicie a configuração do WhatsApp Business
Agora sim, volte ao WhatsApp e comece o processo de configuração da conta. Insira seu número de telefone e siga os passos normais.
5. Restaure o backup
Se tudo foi feito corretamente, ao avançar, o WhatsApp deve detectar o backup no Google Drive e oferecer a opção de restaurar o histórico de conversas.
Por que isso acontece?
Quando você não dá as permissões adequadas logo de início, o WhatsApp não consegue acessar o Google Drive para verificar o backup. Isso faz com que a opção de restaurar simplesmente não apareça. Ao liberar as permissões antes de configurar a conta, você permite que o app realize o processo completo, sem falhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário