quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Artigo sobre USB 1.1, USB 2.0 e Disco rígido

Essa eu desenterrei, achei um artigo que eu fiz na faculdade para disciplina de Hardware em 2004, para iniciantes é bem interessante.

Resumo- Nesse artigo apresentamos dois importantes dispositivos de um computador: USB e Disco rígido.


Abstract - In this article we will presents two importants devices of a computer: USB and Hard Disk.


Introdução - Os dispositivos que representam o maior gargalo no desempenho dos computadores, estão evoluindo e ganhando novos recursos, o disco rígido vem alcançado taxas de transferência cada vez maiores. O USB passou a ser obrigatória em todos os computadores. Inicialmente apresentaremos o USB, e logo em seguida o Hard Disk.


USB - Universal Serial Bus, padrão de comunicação idealizado por um grupo de empresas de tecnologia em 1995. Tem como principal objetivo substituir os variados tipos de conectores disponíveis nos computadores, proposta que está sendo realizado com sucesso, atualmente a maioria dos periféricos de computadores possuem comunicação USB, ou opção entre USB e outro conector. Uma grande implementação do USB foi a capacidade real do Plug and Play, ou seja, você liga o dispositivo no computador, e se o S.O tiver suporte, ele automaticamente detecta e instala os drivers.


Praticamente todos modelos de placa mãe, comercializadas atualmente, já vem com portas USB, e para aquelas que não dispõem deste recurso, existem placas PCI que cumprem com a mesma eficiência o serviço dos USB on-board.


Alguns dispositivos com conexão USB disponível, são: Hard disk, floppy drive, impressoras, mouses, joystick, flash memory, scanner, drives de cd-rom, hubs, placas de som, etc.


Atualmente contamos com duas versões de USB, o 1.1 e o 2.0, abaixo segue as especificações de cada uma:


Especificações técnicas do USB 1.1

Número máximo de conexões: 127

Velocidade: 1,5 ou 12 Mbps

Cabos: compostos por quatro fios, sendo dois para dados, um para energia e um terra.

Comprimento máximo: cinco metros


Especificações técnicas do USB 2.0

Número máximo de conexões: 127

Velocidade: 1,5 a 400Mbps

Cabos: compostos por quatro fios, sendo dois para dados, um para energia e um terra.

Comprimento máximo: cinco metros



Disco rígido - Dispositivo de armazenamento de alta capacidade que não perde seus dados, devido a gravação em discos magnéticos.


Disco rígido padrão SATA


É o dispositivo que menos evolui em um computador é o disco rígido, mas vemos uma grande onda de desenvolvimento. A velocidade de rotação de discos rígidos padrão IDE e SATA já esta em 7200rpm, o que significa acesso mais rápido aos dados, assim como a capacidade de armazenamento, cresce a cada trimestre, já existem discos rígidos com capacidade armazenar mais de 500GB.


Através de padrões de comunicação, os disco rígidos ganham fôlego para um hardware cada vez mais exigente. Como grande destaque temos o: SCSI, que possui discos que rodam a mais de 10000rpm e tem uma elevada taxa de transferência, o SATA ou Serial ATA que faz a comunicação de forma serial já alcança velocidades de transferência de dados de até 300MB\s (SATAII), o ATA se limita a 133MB\s mas já uma velocidade de transmissão de dados suficiente para maioria de usuários de computadores.


Conclusão - O HD está cada vez mais ganhando força e diminuindo o gargalo entre ele e o sistema, os preços também estão muitos acessíveis. O USB se consolidou como o padrão para conexão de dispositivos nos computadores PC, a sua crescente melhora na velocidade de transmissão permite usarmos cada vez mais periféricos.




Referências:

www.guiadohardware.net

www.clubedohardware.com.br



Feeds: http://feeds.feedburner.com/dicasdodi

Gostou da dica? Então faça um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics