Recentemente descobri que a empresa canadense BlackBerry não está morta. Em um passado não muito distante BlackBerry era sinônimo de tecnologia e luxo, e para minha surpresa continua sendo, o que aconteceu é que empresa abandonou o Brasil deixando um imenso vazio para entusiastas e corporações que utilizavam os aparelhos seguros.
O resumo da ópera é que a BlackBerry continuou a atualizar seus aparelhos e seus sistemas, trazendo uma impressionante linha de aparelhos como BlackBerry Classic (com teclado físico e touch-screen), BlackBerry Z30 (full touch-screen) e o sem igual BlackBerry Passport (totalmente fora do padrão, tela quadrada muito show), utilizando o sistema operacional BB 10.
BlackBerry Classic e o inovador Passport |
Mas não para por aí, como o nosso mundo hoje gira em torno do iOS e Android, a BlackBerry lançou um smartphone chamado BlackBerry Priv (de Privacy) com um sistema Android seguro desenvolvido em parceria com a Google, com isso você desfruta de todos os apps Android com relativa segurança, e no que tange a parte de hardware mais uma inovação eles fizeram o Priv com um tela full touch-screen edge (tela curva que nem o Galaxy S6 e o S7) incluindo um teclado físico sensitivo com slider, não tem nada parecido com isso no universo Android, sensacional.
Linha com Android Seguro da BlackBerry |
Em 2016 houve anúncios oficiais de que o WhatsApp deixaria de funcionar em algumas plataformas, inclusive no BlackBerry 10. Quer matar uma marca fabricante de smartphones? É só soltar uma notícia dessas rs A verdade é que o anúncio dizia que essas plataformas deixariam de ter suporte ao WhatsApp, ou seja até funcionariam após o dia 31/12/2016 (a nova data para encerramento é 30/06/2017) desse suporte é mas no momento que tivesse alguma atualização relevante no aplicativo, recursos deixariam de funcionar ou deixaria de funcionar por completo, o grande detalhe é que vários aplicativos Android funcionam no sistema BlackBerry 10, inclusive o WhatsApp, então o app continuará funcionando no BlackBerry 10 mesmo após o fim do suporte.
InfoMoney: WhatsApp deixará de funcionar nestes celulares em 2017
BlackBerry Magazine: Instalar WhatsApp do Android no BlackBerry 10
Em 2016 a BlackBerry decidiu ampliar a sua linha de smartphones com Android seguro e lançou dois novos aparelhos um mid-end chamado DTEK50 e um high-end comparável aos concorrentes mundiais chamado DTEK60, os aparelhos tem uma fluidez incrível, devido a customização do Android realizada pela BlackBerry e o excelente hardware utilizado nos aparelhos, a usabilidade é comparável e até superior aos iPhones (toda a gama de dispositivos da Apple não possui um hardware muito potente, mas sim uma boa integração de software com o hardware, o que garante mais velocidade de uso com menos potência). Dessa forma a BlackBerry fechou 2016 com três aparelhos Android seguro: Priv, DTEK50 e DTEK60, e para 2017 existe a previsão de lançamento de um aparelho com teclado físico e tela touch chamado DTEK70 (Mercury), também com hardware top de linha.
BlackBerry Mercury DTEK70 lançamento 2017 |
Principais Softwares da BlackBerry |
Acontece que a BlackBerry decidiu se especializar em softwares de segurança móvel, e adquiriu vários empresas para aumentar seu portfolio de produtos e se torna líder no segmento. Os destaques de software são esses:
SecuSUITE: Um software de criptografia de voz e mensagens ponta a ponta, mesma software utilizado pelo governo alemão e vários outros do G7 e G20, é um aplicativo multiplataforma (iOS, Android, BlackBerry) que permite ligações sem risco de interceptações ou grampos telefônicos, perfeito para impedir espionagem industrial.
Chanceler alemã Angela Merkel posando com um BlackBerry equipado com SecuSUITE, o governo alemão utiliza 25 mil aparelhos BlackBerry com essa criptografia de voz. |
BBM Enterprise: Antigo BBM Protect Plus, esse é um app de mensagens seguras com criptografia de alto nível (esqueça aquela mensagem de criptografia que o WhatsApp te mostra, ele não é nada seguro, muito fácil de hackear), o BBM Enterprise garante privacidade total, nem mesmo a BlackBerry é capaz de ter acesso as mensagens enviadas e recebidas, você ainda pode deletar mensagens que foram enviadas por você e recebidas na outra ponta, definir mensagens temporizadas, e o legal é que existe uma versão gratuita para todas as plataformas Android, iOS e BlackBerry é lógico que sem todas as vantagens da versão paga, mas ainda assim mais seguro que o WhatsApp (e não cai por decisões judiciais brazucas sem sentido).
BlackBerry UEM: Antigo BES12, com ele você gerencia os dispositivos móveis da sua empresa por usuário ou grupos, através de permissões e políticas de segurança aplicadas aos dispositivos, você define quais apps podem ser utilizados, conexões de Internet confiáveis ou seja indispensável para empresas modernas.
BlackBerry Enterprise Mobility Suite: Antigo Good Secure, é um software EMM (Enterprise Mobility Management), Gerenciamento da Mobilidade Empresarial, com ele além do gerenciamento de dipositivos MDM, você faz gerenciamento de identidades, aplicativos, conteúdos e proteção contra ameças.
Muito legal Diego, a BlackBerry está viva, tem uma linha legal de aparelhos e softwares empresariais com segurança nível militar, mas como eu posso adquirir esses aparelhos e softwares para a minha empresa?
Os aparelhos você pode adquirir no Mercado Livre, tem vários vendedores os vendem, porém eu não recomendo, e explico o motivo, apesar da BlackBerry ter dado adeus para o Brasil, ela deixou um revendedor oficial, com selo Enterprise Gold Partner, a ProtectPhone Vendas BlackBerry. Você pode comprar o seu aparelho como se estivesse comprando direto da BlackBerry com eles, você terá 1 ano de garantia, atendimento de qualidade, suporte técnico especializado, envio por Sedex (inclusive o 10 se estiver disponível em sua região), nota fiscal, além da certeza de estar adquirindo um produto de primeira linha que é compatível com todas as bandas operadas no Brasil.
Já pelo MercadoLivre é aquela coisa, você pode comprar e não chegar (entrega demorada), receber um aparelho refurbished (segunda linha), não funcionar em determinadas bandas, pode haver cobrança extra pelo imposto da receita que ele vai te passar, além de não ter nota fiscal ou ter um nota fiscal fria, se você precisar provar que o aparelho é seu, como o fará? será que vale o risco?
Revenda Oficial da BlackBerry no Brasil |
Revenda oficial de Softwares BlackBerry no Brasil |
Abraços e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário