Dando continuidade as postagens de Educação Financeira, hoje veremos uma das muitas formas de dar início a um plano de investimento próprio.
Existem 3 requisitos básicos para quem deseja investir, o primeiro deles é ter dinheiro, o segundo é possuir conhecimento e o terceiro é ser uma pessoa disciplinada, todos os três estão intimamente ligados, e um plano de investimento não poderá sobreviver muito tempo sem um desses requisitos.
Com o bombardeio consumista que vivemos nos dias atuais, é muito difícil conseguirmos ter dinheiro sobrando no final do mês. Normalmente as pessoas chegam ao final do mês com cartão de crédito estourado e utilizando o limite do cheque especial, sumidouros de dinheiro, esses são hábitos que devem ser revertidos, e para isso acontecer são necessárias drásticas mudanças no estilo de vida do individuo e ou da família.
Mas até mesmo essas pessoas podem fazer um plano de investimento, já para pessoas que são organizadas financeiramente e não possuem muitas dívidas as coisas ficam mais fáceis e mais rápidas.
Trace o seu plano:
Defina quanto da sua renda você poderá investir mensalmente, 5%, 10%, 15%, 20%, esse será um compromisso que você terá consigo mesmo, de todo mês em um dia determinado, retirar uma porcentagem X da sua renda para um investimento, comece com pouco, caso ganhe 1000 reais mensais, tire 50,00 para investir, ou seja, 5% da sua renda. De acordo com a sua possibilidade vá aumentando essa porcentagem.
Para isso é necessária disciplina, você deve destinar essa porcentagem para investir e o mais importante não poderá mexer nesse dinheiro durante um período de tempo que você irá determinar. Por mais que você fique tentado a utilizar esse dinheiro, e várias vezes isso irá acontecer, mantenha-se firme pense no seu objetivo.
E qual o seu objetivo com investimentos? Comprar um carro? Reformar a casa? Comprar um notebook? Pagar a faculdade dos seus filhos? Abrir um negócio próprio? Aposentadoria? Viagens? Ficar rico? Construir um barco? Ter segurança financeira em tempos difíceis?
Cada um tem o seu, pode ser pequeno ou pode ser grande, com disciplina e um bom plano você poderá alcançá-lo!
Ainda não falamos sobre o conhecimento, o conhecimento será empregado na hora que você for escolher a sua forma de investimento, seja de caderneta de poupança, renda fixa, mercado cambial ou mercado de ações.
Você deve estudar cada uma das opções e escolher a que mais lhe apraz. (Quer saber mais sobre renda fixa e a caderneta de poupança? Clique aqui!)
É muito interessante você colocar esse plano no papel, um exemplo:
Plano de Investimento do Fulano:
Objetivo: Pagar uma faculdade particular de qualidade para meu filho.
Tipo de investimento: Fundo de renda fixa
Valor inicial a ser investido: 1.000,00
Aportes mensais: 50,00
Rendimento anual esperado: 10%
Período de investimento: 18 anos (Levando em consideração que comecei com esse plano quando meu filho nasceu)
Para o nosso exemplo de plano de investimento, ao final de 18 anos (216 meses), teríamos investido 11.900,00 reais, esse dinheiro teria rendido 28.852,00 reais totalizando um montante de 36.752,00 reais. O suficiente para pagar uma faculdade com mensalidade de 500,00 e duração de 4 anos, e ainda poderia pagar a vista e barganhar um bom desconto.
Quanto maior for o valor investido e aos aportes mensais (depósitos mensais que você fará), maior será o seu rendimento.
Você pode começar com quanto você quiser, pode ser até com cofrinhos juntando moedas, e depositando o dinheiro numa caderneta poupança até você ter uma quantia razoável e partir para fundos de renda fixa ou ações.
O importante é começar, ter a disciplina de continuar, não esperando resultados imediatos e nem mágicas dessa forma certamente seus sonhos se concretizarão.
Feeds: http://feeds.feedburner.com/dicasdodi
Gostou da dica? Então faça um comentário!
O importante é começar mesmo como vc disse!
ResponderExcluirMinha caderneta tinha R$0,03. isso mesmo
TRÊS CENTAVOS... comecei guardando R$5,00
8 meses depois, consigo guardar 30% do meu salario e minha esposa 10%
Isso pq estamos com pressa haha
Mas é isso mesmo, nao tem magica
Concordo, basta apenas ter o pensamento de tirar o STATUS de você.
ResponderExcluirStatus é comprar uma coisa que você não quer, com um dinheiro que você não tem, para mostrar pra gente que você não gosta.
Com isso a chance de poupar é muito maior.
obrigado pela ajuda
ResponderExcluir