sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O que você tem no presente? O que você terá no futuro?


Gostaria que os leitores e leitoras do blog parassem pra pensar um pouco no estilo de vida que levam e no estilo de vida que gostariam de ter no futuro.

É muito comum dizermos que gostaríamos de ter uma vida financeira tranqüila e saudável, porque no presente não podemos ter, temos que trabalhar para pagar as contas, pagar colégio para os filhos, financiamento do carro e ou da casa e qual será o custo de tranqüilidade e segurança financeira?

Comecei a trabalhar com 14 anos de idade, nada fixo, como autônomo, fazia meus atendimentos, consertava um computador aqui outro ali, comprava e revendia peças e computadores com algum lucro, era divertido, desafiador e até rentável, me sentia realizado profissionalmente e socialmente.

Após os 14 anos, a medida que os anos passaram continuei com esses atendimentos e peguei um estágio meio período, maravilha! Trabalhava 4 horas por dia, fazia meus atendimentos, tinha tempo para os amigos, faculdade a noite, continuava feliz profissionalmente e socialmente.

Surge a necessidade de um carro para trabalho e lazer, carro = mais trabalho e diversão.

Continuando minha história feliz de amadurecimento, larguei o estágio e fui dar aula em uma grande rede de ensino profissionalizante, ganhava uma hora aula relativamente boa e continuava com meus atendimentos, e tendo tempo para lazer, viagens e família.

Me considerava um sortudo pois não precisava trabalhar exaustivamente como a maioria das pessoas e tinha uma renda boa, era variável é claro, pois dependia de aulas e atendimentos, bem como sites e outras coisas, tinha meses que tinha muito serviço e outros nem tanto, e também não tinha benefícios como carteira assinada, décimo terceiro e outros.

Os anos continuam passando e finalmente surge um trabalho padrão, 8 horas por dia, 5 dias por semana, carteira assinada, décimo terceiro e por aí vai, a chance de realização profissional maior, continuando com serviços paralelos durante a noite e finais de semana, um grande aumento de renda!

Que beleza....que beleza era ter tempo para os amigos, para viajar, para resolver pendências no dia a dia, para aproveitar aquela linda tarde ensolarada no parque Barigui, praticar esportes, tomar sorvete durante a semana.

Respondendo a pergunta do título, o que eu tenho no presente? Muito trabalho, contas, pouco lazer, pouco tempo para desfrutar as maravilhosas coisas que a vida oferece.

E você? o que tem no presente?
Dê uma pausa na leitura do texto e reflita um pouco sobre sua situação financeira e social atual, você está feliz? Tem tempo para você, seus filhos, amigos, sua namorada, seu namorado, sua esposa, seu marido?

Se você ficou um pouco desanimado, percebeu que sua vida não está como gostaria que estivesse, lhe falta tempo, lhe falta dinheiro, eis uma possibilidade que você deve levar em consideração.

No meu caso ganhei um grande presente, esse presente é nada mais do que o presente temporal, o agora!

Pois nesse presente também tenho consciência do futuro, sei com detalhes o que quero desfrutar dentro de alguns anos, de como quero viver, e principalmente o conhecimento necessário para poder faze-lo! E gostaria muito de compartilhar com você leitor do Dicas do Di.

Continuando o seu questionário intimo, você trabalha desde quando? O que você adquiriu até hoje que é seu? Que vai lhe servir no futuro? Um carro, uma casa, uma moto? E qual foi o custo dessas aquisições? Pense não só no custo financeiro, mas também no custo de saúde, o custo social dessas aquisições.

Infelizmente não podemos alterar o passado, mas se eu pudesse voltar e modificar uma única coisa, com toda certeza modificaria a minha mentalidade financeira.

Aquele garoto com 14 anos que ganhava os seus trocados, estaria agora adulto, com uma pequena fortuna, desfrutando a vida com muita saúde, muito tranqüilidade, muito tempo para seus amigos, família, filhos e companheira.

E que mentalidade financeira milagrosa é essa?
É a Educação financeira, é o pensamento de investidor, o pensamento de acumular riquezas!

Já fiz algumas postagens sobre Educação Financeira aqui no blog, e volto a falar que todos devem tê-la, devem procurar aprender a cuidar do seu dinheiro e do seu futuro, desde criança.

Vamos aos exemplos, atualmente tenho 25 anos, comecei a trabalhar com 14 anos então se passaram 11 anos que estou trabalhando, vamos ver quanto eu poderia ter acumulado neste período com um exemplo hipotético.

Se com 14 anos eu ganhasse 200,00 por mês e guardasse 50,00 desse dinheiro em 1 ano com juros de poupança eu teria guardado 677,00 reais.

Se aos 15 anos eu passasse a guardar 100,00 por mês, chegaria no final do ano com 1970,00 reais.

Se aos 16 anos eu subisse os aportes mensais para 150,00, em 12 meses eu teria 3974,00.

Continuando nossa escalada vamos supor que dos 17 para os 18 anos eu mantesse os 150,00 mensais, ia começar meus 18 anos com 6142,00 na minha poupança.

Dos 18 aos 19 anos aumentando meus depósitos para 200,00 mensais...eu teria 9054,00.

200,00 é um valor bom para se investir até os 22 anos, o que representa um total de 19288,00 reais.

Já dos 23 aos 25 anos, normalmente conseguimos empregos melhores o que no exemplo me permite aumentar o aporte mensal de 200,00 para 350,00. O que me daria hoje uma poupança de aproximadamente 31 mil reais e ia me render mensalmente quase 300,00.

Aumentando o valor para 450,00 mensais até os meus 30 anos eu teria cerca de 76 mil reais, me rendendo quase 600,00 por mês.

Tudo bem que 600,00 não é comparável a um salário alto, mas é uma quantia significável que pode te render belas férias, um dinheiro que pode te amparar em momentos difíceis.

Dei o exemplo com rendimento de poupança, cerca de 6% anuais.

Mas se fossem os mesmos valores com renda fixa, títulos do governo ou ações esses valores seriam muito maiores, se eu tivesse investido em ações da Vale do Rio Doce ou da Petrobrás a 11 anos atrás, mesmo com a atual crise eu teria uma pequena fortuna que certamente passaria a casa dos milhões de reais.

Esse exemplo demonstra o presente que eu gostaria de ter, pode não ser o que eu tenho agora, mas certamente será o que eu terei no futuro e o que você também poderá ter!

Aproveite a crise, pois é na crise que se criam as oportunidades!

Lembre-se que todo bom operador da bolsa de valores compra ações quando elas estão com valores baixos e vendem quando atingem valores altos, então não se desespere pois o momento é de compra.

Pense no seu futuro financeiro no longo prazo, 10 anos em diante e construa hoje o futuro que você deseja!



Gostou da dica? Então faça um comentário!

7 comentários:

  1. excelente!! vc pode não ter o dinheiro hj,mas a mentalidade com a qual vc chegou até aqui não tem MASTERCARD que pague!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão...todos deviam parar para refletir e iscernis o que realmente é importante nesta vida passageira. abraços

    ResponderExcluir
  3. É....meu pai tá me dizendo isso direto. Mas me sinto feliz, acho que consegui progredir $$. Mas tenho que colocar em prática umas dicas do Di e do meu pai...kkkk.
    bjins.
    Gostei muito do post. É mais do tipo que eu gosto de ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá, como eu disse no meu ultimo comentário eu não frequento o blog a muito tempo, mas estou gostando muito, eu usei a tabela para caucular um invetimento mensal na minha poupança, porém eu queria fazer investimento mensais maiores, e estava pensando em começar a trabalhar com manutenção de computadores, vc poderia dar umas dicas de como se pode começar um trabalho ou até mesmo umpequeno empreendimento.
    P.S: eu estou mandando comentários anônimos pois eu ainda não tenho uma conta na google, mas irei fazer.

    ResponderExcluir
  5. Olá anônimo!
    Fico muito feliz pela sua iniciativa, são pequenos atos assim que faz toda a diferença.
    E pode ter certeza que em 2009, em janeiro mesmo farei uma postagem dando dicas de como começar trabalhar com manutenção de computadores.
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  6. Li seu comentário no site da Maria. Legal! seu post também. Eu já tenho 50 anos (2x25), e penso que poupar é necessário para atender a uma meta futura. Eu não fui assim até os 30 (e na época da inflação era brabo). Fora isso, o dinheiro é para ser usado, para circular.

    Eu já atingi todas as minhas metas financeiras e materiais, não preciso mais do que eu tenho. Minhas metas hoje não tem nada de financeiras; tem custos, mas atingíveis com o meu orçamento - e nenhuma de longo prazo. Afinal, de fato, cada dia meu pode ser o último. E tão importante quanto ter metas financeiras, é ter metas não financeiras. São estas que darão a sensação de felicidade.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ricardo!

    Obrigado pelo seu comentário, gosto muito de depoimentos de pessoas que estão de "bem" com suas finanças.

    E para isso não é necessário termos grandes quantias, ou muitas posses, como a maioria acredita.

    Realmente é muito importante não ficarmos bitolados em investimentos, viver o hoje pensando apenas no amanhã...creio sim que devemos investir, ter metas, reservas financeiras, porém aproveitando o hoje da melhor forma possível, família, viagens, restaurante, hobbies e por aí vai.

    Mais uma vez obrigado pelo comentário!

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics