sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Altere a localização do "Meus Documentos" no Windows XP e Vista

Nível de dificuldade: Fácil

Compatível com:
Windows XP e Vista (Não testei com 2000 e 2003 Server, mas deve funcionar também)

Alterar a localização dos arquivos do "Meus Documentos" é uma boa pedida para quem deseja que seus documentos pessoais fiquem mais seguros.

No Windows XP os "Meus Documentos" ficam na pasta do usuário dentro do "Documents and Settings" e no Vista dentro da pasta "Users", o risco de mantê-los nessas pastas, é de dar algum problema no Windows e ele não iniciar o sistema e o usuário ficar sem seus arquivos.

O procedimento caso isso acontecesse seria chamar um técnico para que ele salvasse seus arquivos e logo em seguida formatar e reinstalar o sistema, o que tem o seu custo e leva algum tempo.

Para evitar esse tipo de situação você pode alterar o local do "Meus Documentos" é bem simples e seguro. O ideal é que você tenha uma segunda partição no seu disco rígido ou mesmo outro disco instalado, fazendo que seus arquivos sumam da partição aonde o Windows está instalado (normalmente a unidade C:\).

Como fazer no Windows XP?

- Vá na partição D:\ ou qualquer outra que você deseje transferir os "Meus Documentos" e crie uma pasta com o nome: "Meus Documentos".

- Clique com o botão direito no ícone "Meus Documentos" localizado na área de trabalho do Windows.

- Ele já deve abrir em uma aba com o nome de "Destino", aonde ele mostrará o caminho atual dos "Meus Documentos" (provavelmente C:\documents and settings\usuario\meus documentos)

- Clique no botão "Mover" e selecione a pasta que você criou.

- Quando o computador perguntar se você deseja mover todos os arquivos da pasta, diga SIM.

- E pronto seus arquivos agora estão protegidos de uma pane do Windows.


Como fazer no Windows Vista?

- Meu Windows Vista é em inglês, talvez alguma palavra que eu traduza não seja exatamente igual ao do que a Microsoft usa, caso algo não bata procure pelo sentido da palavra.

- Vá na partição D:\ ou qualquer outra que você deseje transferir os "Meus Documentos" e crie uma pasta com o nome: "Meus Documentos".

- Entre na pasta do usuário localizada na área de trabalho, aquela aonde estão as pastas Músicas, Imagens, Vídeos, Documentos, Favoritos e por aí vai.

- Clique com o botão direito na pasta que contém os seus documentos (normalmente "Documentos")

- Vá na aba com o nome de "Destino" ou "Localização", aonde ele mostrará o caminho atual dos "Documentos" (provavelmente C:\usuarios\usuario\documentos)

- Clique no botão "Mover" e selecione a pasta que você criou.

- Quando o computador perguntar se você deseja mover todos os arquivos da pasta, diga SIM.

- Você pode fazer o mesmo com as pastas: "Vídeos", "Músicas", "Imagens" e "Downloads".


Essa é uma dica obrigatória para os técnicos de informática, pois evita que percamos precioso tempo tendo que ligar o HD do cliente em outra máquina para fazer backup dos arquivos.

Então quando forem formatar uma máquina, lembre-se de fazer duas partições e jogar tudo o que for de importante para a segunda partição.

Depois que comecei a fazer isso minha carga de trabalho em uma formatação caiu mais de 30%.


Feeds: http://feeds.feedburner.com/dicasdodi

Gostou da dica? Então faça um comentário!


6 comentários:

  1. eu no consgo colocr google n minha pgina inicial da interne

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, para colocar o Google na sua página inicial (Internet Explorer) vá até Ferramentas > Opções da Internet > e na guia geral no campo Home Page escreva http://www.google.com.br, aplicar > ok e pronto.

    Sds,

    Diego Denega

    ResponderExcluir
  3. muito bom gostei dessa sua dica...
    me ajudou muito, Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Mto obrigado! Ajudou demais!

    ResponderExcluir
  5. Diego,
    Transferi a pasta "meus documetos" do C: para o D:, no entanto, percebi uma diferença: se você tenta apagar a pasta "meus documentos" do C:, o sistema não permite, já do D: consigo apagar a qualquer momento. Como tornar a pasta "meus documetos" do D: protegida assim como a do C:?

    ResponderExcluir
  6. DEUS JESUS FIEL VITÓRIA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics