quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Arquivos corrompidos durante a instalação do Windows XP e 2000 (várias soluções)

No momento em que damos o boot pelo cd de instalação do Windows, e ele começa a carregar os arquivos para instalação é muito comum termos arquivos corrompidos, exemplo: pci.sys, ntfs.sys, vga.sys, himem.sys e por aí vai.

A causa mais comum desse tipo de problema são as condições físicas do cd de instalação, aquele CD que parece uma lixa, ou que foi usado para amolar uma faca.

Porém já teve ocasiões do CD estar perfeito e ainda assim receber essas mensagens, resolvi trocando a memória RAM.

Ainda há outros casos que pode ser causado por danos no disco rígido, você troca o HD ou tenta instalar em outra partição para solucionar os erros.

Hoje me deparei com uma situação diferente, tenho um desktop da Dell no trabalho que possuia um HD SATA esse HD estragou, como não tinha esse tipo de HD no estoque, resolvi substituilo por um HD IDE.

Mas acontece que o modelo OPTIPLEX 210L tem apenas um conector de força 12v para disco rígido e drive óptico, ou você liga um CD IDE ou um HD IDE nunca os dois, resultado tive que fazer uma pequena adaptação, liguei o HD e o drive de CD no mesmo cabo lógico, para alimentar o HD liguei o cabo que vem da fonte do Dell e para alimentar o drive de CD peguei um desktop velho e liguei o cabo de energia 12V no CD, liguei os 2 pcs ao mesmo tempo e funcionou.

Após dar o boot pelo CD apareciam as mensagens de arquivos corrompidos, mas eu sabia que as memórias estavam boas, meu cd estava que nem um espelho de observatório astronomico, liso, perfeito e limpo, troquei o cabo IDE várias vezes, troquei o HD e ainda assim persistia as corrupções de arquivos.

Por último resolvi trocar o cd de instalação, foi quando notei que a bandeja do drive de cd estava muito lenta, desliguei tudo dei uma mexida no cabo de força e voltou ao normal, mas ainda assim recebia mensagens de arquivo corrompido.

Resultado...se o cd estava falhando só podia ser o drive com defeito ou então a fonte com grande oscilação de corrente naquela saída, troquei o desktop velho por outro e consegui instalar perfeitamente o Windows XP, era mesmo a fonte que estava causando o defeito.

Resumindo...
Se durante a instalação do Windows você tiver mensagens de arquivos corrompidos, o problema pode ser:

1. CD de instalação riscado
2. Cabo lógico IDE danificado
3. Memória RAM danificada
4. HD danificado
5 Fonte danificada


Feeds: http://feeds.feedburner.com/dicasdodi

Gostou da dica? Então faça um comentário!

8 comentários:

  1. Cara gostei da tua dica...

    agora só falta eu aplicar!!

    To com esse problema aqui no estagio e ja troquei a leitora...

    so falta testar os outros itens...



    Vlw pela ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, no meu caso o problema era no pente de memoria 512k. Tava dando arquivo ntfs.sys corrompido. Tinha testado ja 4 CDs de instal WinXP, trocado cabo, etc. Mas a memoria ainda nao. Mais uma vez, obrigado pela ajuda. PERICLES

    ResponderExcluir
  3. Faça um teste das sua memórias. Este pode ser um problema a ser considerado.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Diego pela dica, resolveu meu problema que eu já estava apavorado. Limpei memórias e td ficou ok. E vc "anônimo" aí em cima, se manca e se não reparou somente repetiu o que já estava dito. Se não tem com o que realmente colaborar simplesmente agradeça e pronto cara.

    ResponderExcluir
  5. O meu era problema de cd riscado

    Valew mesmo pela dica, foi muuuuuito útil para mim!!

    ResponderExcluir
  6. Ei patrocina o blog que eu fiz ele é o:
    testedeantivirus.blogspot.com
    Coloque um link aí rsrs, em breve eu vou filmar meus testes vai ficar show estou com o mcafee 2010, avg 2011, kav11, avira, tudo certinho só falta o gadata que está difícil de baixar. E estou com + de 1000 vírus. Hehe o próximo vai ser muito daora :D

    ResponderExcluir
  7. oo meu ja fiiz varios teste cara maaais nun funa é eero vga.sys ja trokei memoriia cd colkei dh em outro pc maais naada no aguarde de peegar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics