sexta-feira, 17 de abril de 2009

Notebook Acer com teclado e touchpad travado


Essa aconteceu comigo...

Tenho um notebook Acer 5050-5954, só elogios ao pequeno, rápido com o Vista(com aero on) e roda boa parte dos jogos atuais (não no máximo é claro).

Com pouco mais de um ano que comprei o note, a vida útil da bateria reduziu bastante de 2 horas, tinha caído para 30 minutos, e isso foi repentinamente, mas tudo bem, sempre uso na tomada.

Até que um dia caiu para 10 minutos, e quando liguei o notebook o teclado e o touchpad estavam travados, espetei um mouse usb, ativei o teclado virtual, loguei, minutos depois voltou a funcionar, o medidor da bateria indicava 3% restantes.


Liguei e desliguei e ele voltou a funcionar, porém no dia seguinte, apresentou o mesmo travamento, pensei que fosse drivers, falha de hardware mas não era nada disso. Ligando o notebook na tomada sem a bateria, ele funcionava perfeitamente.

Então passei a usar ele mais dessa forma.
E fui fuçando para ver se descobria o problema, nada...a única coisa que descobri é que a minha bateria ainda segurava por mais de 1 hora, e que o medidor de energia estava descalibrado.

Tentei calibra-lo com ajuda de alguns sites, e não funcionou, continua a marcação errada e o problema do travamento do teclado e touchpad.

Infelizmente ainda não tenho uma solução definitiva para o problema, mas uma provisória é desativar o "Microsoft ACPI - Compliant Control Method Battery" (meu Vista é em inglês, não sei como está em português).

Para desativar você deve ir no Painel de Controle - Sistema - Gerenciador de Dispositivos - Baterias - Microsoft ACPI, clica com o botão direito nele e manda desativar.


Você vai perder o medidor de bateria do Windows, e o gerenciamento de energia (Economia, Balanceado, Performance), porém o seu note não irá mais travar o teclado e o touchpad e irá funcionar apenas com a bateria, faça as contas de quanto tempo dura a sua bateria, pois quando ela acaba ele desliga de vez.


Quem tiver uma solução para o problema, dê a sua contribuição comentando a postagem.

Abraços e um bom final de semana para todos!

54 comentários:

  1. estou com o mesmo problema no meu acer 5050...
    vou tentar esta desativação... andei procurando e nao achei topicos sobre esse assunto.
    tenho o xp, vou tentar atualizar este driver...

    obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o problema é a bateria...
    Não precisa desativar o Microsoft ACPI - Compliant Control Method Battery, é só tirar a bateria e usar ele só na energia.
    4 meses tentando decifrar a esfinge.

    ResponderExcluir
  3. Carol, porém você perde a capacidade de no break da bateria, desative o ACPI e continua usando a bateria, ela vai continuar funcionando, porém sem o medidor e sem poder definir os modos de consumo.

    ResponderExcluir
  4. Talvez alguém tenha condições de me ajudar... Estou com esse _roblema do teclado num Acer 5seis1zero [estou sem algumas teclas] Já o utilizo há 2 anos.
    Já reinstalei o win x_, estou usando o note somente na tomada, _assei antivirus, E NADA...
    Agradeço muito _ela ajuda e colaboração nisso!
    Rafael

    ResponderExcluir
  5. Boa dica, peguei um not 5050 de um amigo pra formatar e depois de uns dias aconteceu esse problema, formatava denovo e travava logo na iniciação, meu amigo achou que eu estraguei o not,fiz o diabo com esse not, li em foruns que nao tinham a solução e na real, aqui achei a resposta, quem diria, essa merda de bateria fudida dele que tava fazendo isso acontecer, como tava fudida mesmo, nem sentiremos mais sua falta, obrigado pela dica, falow, abraço

    ResponderExcluir
  6. Di, então o problema é a bateria, se comprar uma bateria nova não terei esse problema mais??
    valeu
    MArcos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Marcos,

    Sim, acredito que com a substituição da bateria o problema seja resolvido.
    Sds,

    Diego Denega

    ResponderExcluir
  8. O problema do meu note acer aspire 3050 foi o SP3 service pack 3, retirei o SP3 3 funcionou normalmente.

    ResponderExcluir
  9. Já eu tentei com o Vista, XP SP2 e SP3 e nada...

    ResponderExcluir
  10. boa noite! tô com um problema e tenho medo de ser pior do que penso. Meu notebook acer aspire 3050-1458, de um dia para o outro ñ ligou mais, nem com a bateria nem com a fonte AC. Qd aperto o power apenas acende e apaga a luz tanto do hd qt do power e apaga em um segundo. Já tirei a memória e coloquei outra original dele, já tentei sem o HD, troquei aquela bateria pequena que acho ser a da bios e nada de funcionar. Por favor será que alguém pode me ajudar. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  11. cara, sensacional sua dica , eh isto mesmo fiz cfe, vc descreveu e ta func. blz

    valeu

    ResponderExcluir
  12. ANDRONICS
    Somente a troca da bateria resolve o problema e a coisa não para por ai,os Netbook desta marca as coisas não são diferentees agora mesmo saio um da bancada de conserto eo o prblema era a maldita bateria.....

    ResponderExcluir
  13. Gente... Boa Noite! Trocar a bateria vai resolver só por um tempo, até o tempo da garantia dela acabar. Vai com fé tenho um aspire 5050 que deu a mesma zinca. Fui na história da bateria nova, mas parece que essas bixas tem um timer que quando dá um ano oifa novamente. a ideia de usar direto na fonte funciona bem, se você não se importar de ter um desk. desativar a bateria na Bios também. Atualizar no site também. Fazer promessas... talvez.
    Mas a dica é... gasta dinheiro com uma bateria nova não, é cara e não paga a dor de cabeça. Compra um Netbook é baratinho, quem usa drive de cd ou dvd usa a do Notebook estragado coloca em rede, ou adota um pendrive superpotente...
    Fica a sugestão. Bjus Ju

    ResponderExcluir
  14. tambem tive um notbook (que nao era acer) quando eu ligava ele na tomada a bateria ficava piscando e nao recarregava o problema percistiu algum tempo um belo dia resolvi trocar a fonte de alimentaçao e percebi que o ploblema nao era na bateria era na fonte. problema resolvido.

    ResponderExcluir
  15. Olá....
    Tenho um notebook Acer e, de vez em quando ele trava o mouse touchpad, e eu resolvo o problema fazendo as siguentes configurações : Você abre o painel de controles em seguida clica em sistema depois vai em hardiware , em seguida clica em gerenciar dispositivos - mouse - driver -, reverter driver e da ok, pornto ele volta a funcionar . Tive esse problema duas vezes apenas e ja tnho o note a quase um ano.
    Tenta isso ai pode resolver o seu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do meu ACER FOI RESOLVIDO TAMBEM..

      Excluir
  16. Pessoal,
    comprei um notebook Acer 5536/5224 - ATX2 2.1/3/320/15'em 07.12.09.
    Estava usando que era uma beleza. Ontem dia 19.01.10, fui passar um antivirus, ele travou. Não funciona o mouse, o teclado,e nem o botão liga/desliga, nada funciona. Travou de vez. Esperei a bateria acabar e ele apagou sozinho.
    Esta na garantia, mas a assitencai tecnica fica longe e eu preciso de uma orientação de algume que me fale alguma coisa a respeito.
    O que eu devo fazer?

    Cleide

    ResponderExcluir
  17. tenho um netbook acer aspire one quando coloco o modem da vivo via usb algum tempo depois o mesmo trava, tinha o sistema operacional o windons 7, troquei pelo XP e continua. alguem tem uma solução favor enviar para o e-mail jccviana@ibest.com.br.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Estou com o mesmo problema. Um belo dia ao ligar o notebook o teclado e o touchpad estavam travados. Minha bateria há 3 anos durava umas 2 horas. Hoje não dura 5 minutos.
    Desativei o Microsoft ACPI. Quer dizer que desativei a bateria e ele vai funcionar normalmente ligado na energia?

    ResponderExcluir
  19. Galera tenho uma dica que funcionou no meu ACER Aspire 5050-3205. Clique com o botão direito em "Meu Computador" depois clique em "Propriedades" (ou então basta pressionar a tecla "windows" + "pause break"), irá abrir a janela "Propriedades do sistema"... Clique na aba "Hardware", "Gerenciador de dispositivos"... Procure pelo ícone BATERIAS clique no sinal "+", e clique com o botão direito do mouse sobre "Microsoft AC Adapter" e depois em desativar... Faça o mesmo para a opção "Microsoft ACPI-Compilant Control Method Battery"... Pronto, agora desativamos o gerenciador de baterias do windows, assim, podemos inserir a beteria no note sem que ele trave ou desligue... A bateria irá durar alguns minutos... melhor do que nada... Abraços!!

    ResponderExcluir
  20. olá pessoal boa tarde, eu to com um not ACER 5050, ligo o cabo de energia na tomada e no not ai o botão power não funciona, mas a lampada piloto que fica na parte frontal do not acende normal mas o resto não funciona. Será que pode ser também a bateria que impede do not funcionar?
    desde já agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
  21. Galera, to com esse problema a dois anos e olho em todos os topicos e nada de solucao. levei o note numa loja aqui em bh, que mexe so com notes (so notebooks) e nao conseguiram resolver o problema. tambem desativei esses adaptadores no painel de controle e problema resolvido mas trocar a bateria nao funcionou comigo. testei umas duas baterias diferentes e toda vez o mesmo problema, o note trava...
    acho que o problema 'e de hardware e mais especifico no controlador da bateria que fica no note. ainda sem solucao definitiva para esse problema. tenho um aspire 5672. quem tiver alguma solucao, por favor me avisem pq ja entreguei os pontos.
    fernandosvi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Fernando,

    Bom saber, mesmo trocando a bateria o problema persistiu?
    Estava pensando em comprar uma nova para o meu note, mas depois dessa deixa pra lá.

    Obrigado pela coloboração.

    ResponderExcluir
  23. oBG MESMO VC ME SALVOU.
    RESOLVEU MEU PROBLEMA.
    QUE DEUS TE ABÊNÇÕE
    FICA NA PAZ

    ResponderExcluir
  24. boa tarde sou anderson tenho um acer 3050 estou com problema com usb q nao nem dipositivo alguem pode mim ajudar por favor!
    emal:nando-show2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. boa noite, estou com mesmo problema tenho um acer 5672 que o mouse touchpad e o teclado para de funcionar quando coloco a bateria, so funciona legal quando desativo o Microsoft ACPI-Compilant Control Method Battery, gostaria de saber isso e problema de hardware ou se comprar outra bateria vai resolver o problema.

    abraço

    ResponderExcluir
  26. BOA NOITE.
    O MEU ACER É UM 4553, COMPRADO HÁ 40 DIAS, AINDAA NA GARANTIA. O MOUSE TOUCHPAD TRAVA MESMO DESATIVANDO O GERENCIADOR DE BATERIA, EM ALGUNS CASOS, SE EU TECLAR Fn F7, O MOUSE VOLTA A FUNCIONAR. QUERIA UMA SOLUÇÃO MAIS ELEGANTE QUE A DESATIVAÇÃO DO GERENCIADOR DE BATERIA OU DASATIVAR E ATIVAR O MOUSE.
    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  27. muito bom o post funcionou "PERFEITAMENTE" checopireeeeeeee

    ResponderExcluir
  28. olá,tive o mesmo problema com a positivo o meu windows diz pra considerar a substituiçao,aconselho vc a baixar o programa battery care que calibra a bateria e diz o nivel de desgaste.

    ResponderExcluir
  29. Olá. Já no meu 5050-3205 foi a bateria que perdeu sua vida útil não aguenta 05 minutos, isso com um ano de uso. Comprei em março de 2007. Daí o teclado o mause do gabinete dele é quem trava, as vezes o teclado. Sei que comprando uma nova bateria, ficará tudo legal. A bateria serve para controlar a carga e quedas de energia vinda da tomada (poste de energia).

    ResponderExcluir
  30. O note de um cliente não funcionava o mouse com a bateria, mas quando tirava a bateria, funcionava normalmente.
    Solução:
    Retirei a bateria e desconectei o cabo de energia, segurei a tecla power por uns trinta segundos, pronto, voltou a funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. impossivel... sem bateria e força da tomada?..??

      Excluir
  31. Sua dica foi ótima, resolveu o meu problema.
    Obrigada por compatilhar. Precisamos de mais pessoas assim generosas e solidárias.
    Abs, saúde e paz

    ResponderExcluir
  32. Olá Diego,

    Pertenço ao grupo dos frustados com a bateria do Acer aspire 5050.
    Estou á mais de 2 anos a trabalhar sem bateria e deixei ela para trás na minha antiga morada. Mas não mandei fora. Ainda bem.
    Depois de tanto tempo encontro aqui uma comunidade com o mesmo problema que eu.
    Acho que vou buscar a bateria na próxima visita.
    Será que ela já ganhou o vicio de estar "parada"? :-)
    Gostei deste post! Obrigado!
    Eduardo

    ResponderExcluir
  33. Oi pessoal resolvi o problema do mouse simplesmente desinstalando reinstalando o driver do mesmo. obs para instalar drivers uso o otimo programa driver pack solution que e gratuito.
    Meu modelo e acer 4732z. sou Roberto de Bel

    ResponderExcluir
  34. CARLA.
    O meu notebook é um Acer 5050-5954, AMD 64 X2,1.7GHZ, AGORA É UM AMD Core duo, apresentou o mesmo problema e o tecnico em informática me falou que o problema do mouse e do teclado travado era problema na placa mãe. Levei a um aluno meu e ele me orientou que o problema é da bateria ( se comprar uma bateria de 6 celulas, já que os notes usam a de 4 celulas resolverá o problema?) Quanto tempo de vida além de um ano de garantia pode se estender?

    ResponderExcluir
  35. Estou com um notebook Acer Aspire 5741Z 5834 e o mesmo não funciona o teclado e o mouse, eles nao funcionam nem para entrar no setup da BIOS, só funciona ao plugar o teclado e o mouse USB. Fiz os teste que os usuarios postaram aqui, mas mesmo assim os dois nao funcionam.
    segue os teste que fiz e não obtive exito:

    1-Tirei a bateria, ficou cerca de 3 dias sem bateria, depois liguei a fonte na tomada e tentei ligar o note sem a bateria, o mesmo ligou mas, o mouse e o teclado nao funcionou.

    2-Fiz uma imagem do sistema operacional (caso ocorra algum problema com a perda dos documentos do cliente) Instalei o Linux Ubuntu, tbm nada de funcionar o teclado.

    3-Entrei no setup da BIOS e dei um DEFAULT, salvei e sai, tbm nada de funcionar o mouse e o teclado.

    4-Abri o note para ver se tinha algo errado com o flat do mesmo, passei um pincel e um ar para limpar e ver se assim resolvia, tbm nada de funcionar.

    5-Intsalei o windows 7, fui em GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS e desativei a bateria, tbm nada de funcionar o mouse e o teclado do note.

    6-Coloquei o cd do Hiren Boot, entrei no modo MiniXP, tbm o mouse e o teclado nao funcionaram.

    Nesse caso resolvi devolver o note ao cliente e orientei ele a procurar uma assistencia especializada, pois o problema deve ser mais grave que imaginava. Nao testei em atualizar a BIOS, pois o problema poderia ser pior, ja vi relatos de pessoas dizendo que depois o notebook nao entrava em mais nada, ficava apenas com uma tela preta.
    Um amigo me disse que poderia ser problema nos componentes eletronicos, ae teria q tira-los e fazer uma resolda dos mesmos, como nao tenho conhecimento nessa area de eletronica, me livrei do problema.

    ResponderExcluir
  36. Olá,

    Gostaria só de reportar que este problema continua com o Windows 7 Ultimate. Tenho um Acer 5050-5954 e resolvi, depois de passar um bom tempo tendo que por um teclado e mouse USB, apenas desabilitando o ACPI como vc descreve no artigo.

    A ligação entre a bateria viciada e o teclado e mouse travados era o que faltava para solucionar o problema. No Ubuntu funciona tudo normal... mas no W7 tem este bug.

    Obrigado! Abraços

    ResponderExcluir
  37. Acer Extensa 5420 com Windows Vista. Ele não funciona quando ligo a fonte. Ele fica apitando, e o ponteiro do mouse fica travado, mesmo quando se move o mouse não vai para a direção que deveria ir, ele se move lentamente, e as vezes volta para o local onde estava travado. Este problema começou quando a bateria estava fraca e logo depois de alguns dias ela pifou completamente. Eu comprei uma bateria nova e quando O notebook está desligado, ele carrega a bateria e funciona normal até acabar a carga da bateria, mas seu eu ligo a fonte com o computador ligado, ele trava o mouse, pisca a tela e apita constantemente. Alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  38. Muitos tem esse problema mas é simples resolver Tente tecla de função Fn + F7...
    ela ativa e tambem desabilita o toutch pad...espero ter ajudado ...
    Aspire 5750 e outros acer....

    ResponderExcluir
  39. mUITO OBRIGADO,E STAVA COM O MESMO PROBLEMA AQUI, E O FN F7 RESOLVEU. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  40. na verdade esse windows seven é uma porcaria... td que é instalado da erro, meu problema é no microsoft world, que o teclado esta bloqueado... e não funciona as chaves ñ liberam, e nada da certo , alguem pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  41. TENHO UM NOTEBOOK ACER ASPIRE E1-421-0696, QUANDO ENTRO NO MODO ESPERA NÃO CONSIGO SAIR, ME AJUD A RESOLVER.

    ResponderExcluir
  42. GRAÇAS A DEUS ACHEI UM TOPICO
    5 MESES MEU TOUCH E TECLADO TRAVADO NO MEU NOTEBOOK
    FILHA DA PUTA, QUE RAIVA
    PROCUREI UMA CARA
    INDIGNADO MESMO.

    ResponderExcluir
  43. Descobri o problema do meu Acer Aspire 5715, tão simples como:
    No cimo das teclas junto ao botão onde se liga o computador há 2 botõeszinhos, do lado direito para ligar ou desligar a internet e o do lado esquerdo para bloquear o mousse pad...fui burrice mesmo minha porque o desenho que lá está indica isso mesmo. carreguei, desligou a luzinha e ja funciona.

    ResponderExcluir
  44. te4nho um not acer e o teclado não esta respondendo para que digite a senha ,o que devo fazer

    ResponderExcluir
  45. Tenta ligar um teclado e mouse USB nele, em último caso use o teclado virtual do Windows.

    ResponderExcluir
  46. Ao ligar o note aperte várias vezes a borrachinha que eh usada para o fechamento da tampa e desligamento das luzes do monitor, isso pode resolver, pois este travamento é proposital, é como se a tampa do note ainda estivesse fechada, portanto teclado e touch ficam travados e qdo vc abre a tampa as funçoes sao liberadas novamento, entao aperte varias vezes até dar certo mas náo eh 100% garantido que vá funcionar, vc poderá ter que gastar alguns reais em um tecnico especializado.

    ResponderExcluir
  47. Estava eu aqui com o mesmo problema em um Acer antigo um Aspire 1640, retirei a bateria e pelo visto o problema foi resolvido! :)
    Valeu!

    Henrique dos Santos

    ResponderExcluir
  48. Instalei o ubuntu 14.04.2 e meu butao direito do touchpad nao fuciona. Alguem pode me da uma dica do que posso fazer ?
    tallyscesargb@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Ola ! Sera que poderia me ajudar . Tenho um ACER ASPIRE E-1572-6_BR691 . Eu estava usando ele normalmente e de repente o botao direito comecou acionar sozinho, e naquele indicador do mouse que fica proximo do nivel da bateria mostra como se alguem estivesse apertando o botao direito o tempo todo, e com isso o botao esquerdo do mouse fica inativo eu clico e ele nao responde. Ja fiz o teste de deixa lo sem bateria , mas o problema continua. Aguardo respostas ! Obrigada

    ResponderExcluir
  50. Bom dia, pelo o que fala me parece ser um problema físico no seu touchpad, recomendo levar na assistência para que substituam a peça. Não me parece ser problema de software não, o que você pode fazer é desativar o touchpad e ficar usando um mouse usb comum.

    ResponderExcluir
  51. Me ajudem! Tenho um Acer Aspire One D257. Formatei há alguns meses. Ele tem alguns anos já. Faz dias que meu touchpad travou. Li aqui que alguns dizem ser problema no drive, hardware ou bateria. Porém, não tenho capacidade funcional de fazer nada sem instruções específicas. Alguém pode me ajudar? Uma viva alma?

    ResponderExcluir
  52. É exatamente isso. Tive o mesmo problema, bastou desativar o ACPI da Microsoft que resolveu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics