sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Instalando o Windows XP via Pen Drive no Acer Aspire One, erro no hal.dll


Meu primeiro contato mais "íntimo" com um Netbook veio acompanhado de um problema...

Instalar o Windows XP em um computador que não tem drive de cd.

Isso seria facilmente solucionado se eu tivesse um drive de CD ou DVD USB, como eu não tenho, só sobrou a opção de fazer um pen drive bootável.

Pesquisando, a primeira opção que eu encontrei foi um conjunto de 3 utilitários (Bootsect , USB_PREP8, PeToUSB), nada intuitiva, cheio de comandos chatinhos.

De qualquer forma criei o pen drive bootável com os utilitários, espetei no Aspire One, alterei a sequência de boot no setup (F2), e iniciei a instalação no "enorme" SSD de 8GB.

Li em alguns fóruns que formatar utilizando FAT32 era mais vantajoso, mas deixei em NTFS mesmo.

A primeira fase da instalação (selecionar modo texto 1st) correu perfeitamente, a segunda não...eis que surge a mensagem:

O windows nao pode ser iniciado porque o seguinte arquivo esta ausente ou corrompido:
\system32\hal.dll.
Instale novamente uma cópia do arquivo acima.

Google novamente, o erro podia ser causado pela cópia do meu Windows estar corrompida, ou então devido a uma linha invertida dentro do boot.ini da instalação.

Mas o meu pen drive não tinha boot.ini nenhum. (Acho que a dica é pra quem já tem o Windows instalado e não consegue inicializar)

Depois disso pensei que podia ser algum erro dos 3 utilitários, pesquisei um pouco é achei um programinha que também cria um pen drive bootável com o Windows XP, mas esse em poucos cliques e sem nenhuma linha de comando, o WinToFlash (clique aqui pra download)

Mas o erro persistiu...

Fuçando um pouquinho, descobri a solução para esse erro, que por sinal é bem simples.

Quando damos boot pelo pen drive que vai instalar o Windows XP, aparecem duas opções, a primeira é de modo gráfico (GUI MODE SETUP) é a segunda de modo texto, para a primeira fase (cópia dos arquivos) temos que selecionar a segunda, modo texto.

Para a segunda fase (instalação dos arquivos), modo gráfico (GUI MODE SETUP), como fazer isso?

Logo que a instalação termina a cópia dos arquivos do XP, o computador reinicia automaticamente e já cai na mensagem do hal.dll.

A solução é dar boot pelo pen drive novamente e selecionar a primeira opção de boot, modo gráfico(GUI MODE). Assim a lenta instalação prossegue sem problemas.

Na primeira inicialização do Windows XP também é necessário dar boot pelo pen drive e selecionar a opção 1(modo gráfico(GUI MODE)).

Espero que a dica seja útil! Até a próxima!

Obs: Em NTFS o computador fica terrivelmente lento, formate em fat32.

25 comentários:

  1. Eu fiz isso e seguiu dando o mesmo erro citado acima!!! O meu é um ACER AO751h c/ HD!!! Fiz em NTFS!!! Tentei com o modo grafico e segue dando erro no hal.dll
    Meu msn: hzd_tmb@hotmail.com
    HELP ME PLEASE

    ResponderExcluir
  2. instalei hoje ele num acer one e pra que o hall nao volte delete os usuarios do xp
    no EXECUTAR = "control userpasswords2" (sem aspas)
    e delete todos os usuarios deixando apenas o administrador depois reinicie e mude o boot pra o HD, salve e o windows iniciará sem problemas...

    ResponderExcluir
  3. Eu ja fiz de tudo, usei o wintoflash, o flash boot, o winsetupusb e etc e nada, mais tou adorando nao conseguir porque em menos de 2 dias descobri que ainda tenho que a prender muito. se tiverem uma opcao nova mandem para o Goncalvesczavalejr@ymail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...

    instalei hoje ele num acer one e pra que o hall nao volte delete os usuarios do xp
    no EXECUTAR = "control userpasswords2" (sem aspas)
    e delete todos os usuarios deixando apenas o administrador depois reinicie e mude o boot pra o HD, salve e o windows iniciará sem problemas...
    ???????
    COMO VOU DELETAR OS USUARIOS SENDO QUE AINSTALAÇAO DO WINDOWS NAO PASSA DA TELA DE ERRO HAL.DLL???? ME RESPONDE ISSO?

    ResponderExcluir
  5. Eu estava com o mesmo problema com meu Netbook "acer aspire one zg5", toda vez que instalava a primeira fase e ia passar para a segunda da erro no "hal.ll", dizia que ele estava ausente ou corrompido, entao vi este post e segui todas as dicas e deu tudo certo, a unica diferença foi que estava ao contrario, em vez da opçao 1 ser modo grafico (gui mode setup) era modo texto, e em vez da opçao 2 ser modo texto era modo grafico (gui mode setup), logico que usei o programa "WinToFlash" para criar um pen drive bootável, muito simples de mexer...
    PARABENS PELO POST, MUITO BOM!!! qualquer duvida é so postar... ta ae meu orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=10655147071508921145

    ResponderExcluir
  6. bom teve um rapaz que mando um recado no meu orkut pedindo o msn falando por que estava tendo problemas na instalaçao de windows xp via pen drive, so deu erro no orkut como sempre, apareceu a janelinha que eu tinha recebido recado e nao aparece na paginas de recado, bom meu msn é: guilhermeoliveira-silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá galera já fiz, o boot pen, atraves de vários programas e seguir os passos postados, mas na hora que termina de copiar os arquivos xp, q a máquina reinicia, sempre dá erro no arquivo hall.dll, ja mudei o boot.ini, ja fiz varias tentativas, alguem tem uma dica nova.. Valeu!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, deu certo aqui para mim. Excelente artigo.

    ResponderExcluir
  9. E ai gurizada!!! pior q a dica do cara la de excluir os usuarios do xp e de deixar so o administrador funciona mesmo. eu estava com o mesmo problema do hal.dll,editei de tudo quanto foi jeito o arquivo boot.ini e nao funcionava,dai tentei fazer esse esquema e o xp iniciou normalmente

    ResponderExcluir
  10. e como é que eu faço isso? como é que eu apago os usuarios?

    ResponderExcluir
  11. O problema do arquivo HAL.DLL está no boot.ini e não no DLL.
    Altere o arquivo BOOT.INI que está no pen drive, não o BOOT.INI que foi criado no HD após a primeir fase de instalação.
    Altere a partição do Windows de 1 para 2
    Reinicie com a pendrive conectada e selecione a opção 2. GUI.....
    A instalação irá prosseguir normalmente...
    Só tire a pendrive após passar pela tela de LOGON a primeira vez.

    ResponderExcluir
  12. solucionou meu problema Parabéns cara continui assim ajudando o proximo que você vai longe.

    ResponderExcluir
  13. MUITO ÚTIL, PARABÉNS!

    Muito obrigado, foi enorme a contribuição deste post. Continue assim, SUCESSO!

    ResponderExcluir
  14. Esse Anônimo sacaneou! Depois que fiz, só entro em modo de segurança. Vou ter que reinstalar tudo de novo...

    ResponderExcluir
  15. so comprar leitor esterno tam facio

    ResponderExcluir
  16. instala win 7 o net vai ficar bem mais rápido

    ResponderExcluir
  17. Discordo :Windows 7 nesse netbook fica uma porcaria. mto lento e pouco espaço.

    obs: ja tentei usar fazer os dois modos, alterando o BOOT.INI e tb o As sequencias que o autor indicou, todas sem sucesso.

    Pelo que li o problema esta em trabalhar em NTFS? se eu resolver transformar tudo em FAT32 (particao) e se tentar instalar normal, dará certo e ficará rapido?

    Quem quiser trocar dicas, a vontade.

    julionc@msn.com

    valeu

    ResponderExcluir
  18. Obrigado! foi muito util! cumprimentos amigo!!!!

    ResponderExcluir
  19. Perfeito! aqui comigo deu certo!!

    ResponderExcluir
  20. pessoal talves esta dica muito boa do Valter lhes ajudem

    http://blogandomicrosoft.wordpress.com/2011/09/30/instalando-o-windows-xp-via-pendrive-post-2/

    ResponderExcluir
  21. OI eu instalei o windows xp mais depois aparece este erro windows root>\system32\hal.dll. O que faço istalei com um pendrive bootavel

    ResponderExcluir
  22. Tenho um notebook CCE , Modelo NCV-D5H8 , que o gravador de DVD não estar mais prestando . Por falta de sorte , comprei um gravador de DVD externo usb , que não durou nem 8 meses . Quando for preciso instalar novamente , quando der algum problema mais cedo ou mais tarde . Os programas de do Windows XP de vez , enquando dão problemas ! Gostaria de saber , se este notebook (máquina)da suporte pra este tipo de instalação do Windows XP via Pendrive . Agradeço pela ajuda .

    ResponderExcluir
  23. Olá anônimo, irá funcionar sim, não existe qualquer restrição. Abraço

    ResponderExcluir
  24. gente criem o pendrive bootavel no wintoflash e depois baixem a dll na internet e joguem na primeira pasta do pendrive e tudo vai dar certo automaticamente, abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics