sábado, 3 de dezembro de 2011

Conhecendo a Fé Bahá'í (uma carta aos amigos e familiares)



“Associa-vos com os seguidores de todas as religiões em espírito amistoso e fraternal”

Bahá’u’lláh

Caros familiares e amigos,

            Através de mim, minha esposa e da minha irmã vocês conheceram a Fé Bahá’í, talvez neste momento até já estejam acostumados e não vejam problema nisto, mas tenho certeza que em algum momento isto deve ter causado certa preocupação, afinal não é todo dia que no Brasil alguém abraça uma fé que não seja derivada do cristianismo, segundo o IBGE 93,7% dos brasileiros se identificam como cristãos, mesmo sendo umbandistas, espíritas, Testemunhas de Jeová, Seicho-No-Iê.
            Não quero criar discussões ou polêmicas, pois, como citei Bahá’u´lláh logo no início desta carta, como bahá’í tenha devo me associar com os seguidores de todas as religiões, com espírito amistoso e fraternal e respeitar a religião independente de qual for.
            Antes de tudo a melhor definição de ser um bahá’í é:

Ser bahá’í significa simplesmente amar a todos; amar a humanidade e esforçar-se por servi-la; trabalhar pela paz e fraternidade universais”

'Abdu'l-Bahá

            É certo que todo o ser humano de forma consciente ou inconsciente vai por algum caminho em busca do Criador, o caminho às vezes pode ser muito longo e levar vários anos, no meu caso rendo louvores a Deus por descoberto o meu ainda cedo.
            Lembro de dois fatos marcantes que ocorreram pouco antes de eu achar o meu caminho, um deles foi uma conversa sobre religião com o meu tio em que ele me disse que Deus lá do alto, de Seu Trono de poder, devia se divertir com os seres humanos, por existirem tantas religiões, e por todas elas levarem o crente ao mesmo ponto, essa concepção já existia dento de mim. A outra foi um vídeo que fiz em conjunto com a minha irmã, logo após termos terminado um curso cristão chamado de “Veredas”, neste vídeo eu dei um pequeno depoimento, dizendo que gostaria de iniciar a minha busca não se apegando a influência da sociedade , a tradições e dogmas.
            E pouco tempo depois conheci a Fé Bahá’í, que traz como ensinamentos fundamentais a Revelação Progressiva e a Pesquisa Independente da Verdade.

            “O homem deve estar livre da superstição e da imitação, para que possa discernir os Manifestantes de Deus com os olhos da unidade, e deve contemplar todas as coisas com vista aguçada.”
Bahá’u’lláh

Apesar de ter sido batizado na igreja católica, de ter freqüentado centros Kardecistas e ainda igrejas protestantes, não me considerava um cristão completo, achava que em um mundo com a população de mais de 6 bilhões de pessoas, uma diversidade religiosa imensa, e eu vivendo em um país que predomina o cristianismo, ser cristão só porque todo mundo é, não me era muito concebível, na verdade eu havia adquirido até certa aversão ao cristianismo, pois não compreendia muitas coisas, achei que o mais sensato fosse limpar a minha mente de toda essa influência e ser guiado por Deus até o meu caminho. Na verdade clamei isto a Deus.
Sempre tive e tenho o hábito de duvidar das coisas até que eu possa fazer uma análise que me convence ou não, com base em argumentos, fatos e provas.
Achei muita pretensão uma Fé surgida na Pérsia em 1844, em que o seu fundador afirma ser o Prometido que todas as grandes religiões aguardam ansiosamente. Comecei a investigação, com um livro bahá’í em punho chamado “Ladrão na Noite” e uma Bíblia.
Com tantas denominações religiosas surgindo dia a dia, vem logo a mente a dúvida se a Fé Bahá'’í é ou não uma seita. Essa foi o meu primeiro questionamento e minha primeira surpresa. E a resposta nas palavras de Bahá’u’lláh é: “a Fé imutável de Deus, eterna no passado, eterna no futuro”. Não é uma seita, pois, não é uma divisão humana, de nenhuma outra Fé, nem uma outra igreja e nem um novo culto, pois não há ritualismos.
Com o meu estudo percebi que para ser bahá’’i era necessário eu ser cristão, muçulmano e judeu, pois a chave para uma comprovação que a Fé Bahá’í é verídica está dentro dos escritos sagradas destas religiões.
O primeiro fato importante foi que Jesus Cristo, não se chamava Jesus Cristo, Jesus era o seu nome e Cristo o título que Ele adotou, que significa “O Ungido” ou “O Escolhido”. Os cristãos da Judéia o chamavam na época de ‘Yeoshuah Meshuaj’, que não era o nome esperado pelos judeus (Emanuel).
Na seqüência descobri que várias linhas religiosas esperavam a volta de Cristo no século XVIII, inclusive a Igreja Adventista e linhas do Islamismo.
Joseph Smith fundador da Igreja Mórmon acreditava que vivia nos últimos dias (Nos tempos finais), e escreveu: “Eu estava orando ardentemente para saber o momento da vinda do Filho do Homem, quando ouvi uma voz repetir: Joseph, meu filho, se viverdes até que tenhais oitenta e cinco anos de cidade, vós vereis a face do Filho do Homem; Isso me foi bastante, e esse assunto não mais me incomodou” (Joseph Smith, Doctrine and Covenants 238) Joseph Smith nasceu em 1805 e foi assassinado em 1890. Ele compartilhava as convicções e esperanças acerca do retorno de Cristo.  E esta data está dentro do período que os expositores bíblicos da época julgavam ser o período para a segunda vinda de Cristo. (https://www.lds.org/scriptures/dc-testament/dc/130.14-17?lang=eng#14-17)
Cristo não disse que viria com o mesmo nome e o mesmo título, pelo contrário disse que viria com um novo nome e que os cristãos também teriam um novo nome.

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.

Apocalipse 3:12

Isto explica o fato do nome Bahá’u’lláh fora a pronuncia não ter semelhança com o nome ‘Yeoshuah Meshuaj’.
 Bahá'u’lláh em persa significa A Glória de Deus, Glória do Pai, e a Bíblia cita várias vezes este título.

Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
Mateus 16:27

...dar-se-lhe-á a glória do Líbano, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
Isaias 35:2

Respondeu-lhe Jesus: não te disse Eu que se creres, verás a Glória de Deus?
João 11:40

Carmelo e Sarom é o vale que une o Monte Carmelo (Centro Mundial da Fé Bahá'í e Terra Santa) a Akká (Cidade onde Bahá’u’lláh ficou vários anos em cárcere)

Então me levou à porta, à porta que dá para o oriente.
Ezequiel 43:1

E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele.
Ezequiel 43:2

E a glória do Senhor entrou no templo pelo caminho da porta oriental.
Ezequiel 43:4

Em Ezequiel vemos a Glória de Deus como algo físico e não abstrato. Bahá’u’lláh, assim como Jesus e todos os outros Manifestantes de Deus vieram do Oriente.

A Fé Bahá’í surgiu na Pérsia, atual Irã e antigo Elão citado muitas vezes na Bíblia. E impossível ler as profecias em Jeremias e não ver a incrível seqüência dos fatos que precederam o início da Fé Baha’í até os dias atuais, e toda a polêmica, crise e tensão que o Irã gera politicamente e religiosamente.

Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis que eu quebrarei o arco de [Elão], o principal do seu poder. 
Jeremias 49:35

E trarei sobre [Elão] os quatro ventos dos quatro cantos dos céus, e os espalharei para todos estes ventos; e não haverá nação aonde não cheguem os fugitivos de [Elão].
Jeremias 49:36

E porei o meu trono em [Elão], e destruirei dali rei e príncipes, diz o Senhor.
Jeremias 49:38

Bahá’u’lláh escreveu epistolas a todos os Reis da época pedindo e eles que aceitassem a nova revelação, e todos aqueles que não O atenderam tiveram os seus reinados em decadência o que mais tarde levou a ruína de todos eles, com exceção da Inglaterra, que na época era governado pela rainha Vitória e foi receptiva a Epístola dirigida a ela, todos os reinados e impérios sucumbiram.
A Fé Bahá’í é a religião que mais se expandiu pelo mundo nos últimos 168 anos, estando presente em 178 países e praticamente todos os territórios e ilhas do mundo. Toda essa expansão teve seu início na Pérsia (Elão) e parte dessa expansão se deu em partes aos exilados e fugitivos do regime que se figurava na Pérsia, aonde a mais nova Fé do mundo acumulava mais de 20 mil mártires até o início do século XIX. 

Acontecerá, porém, nos últimos dias, que restaurarei do cativeiro a [Elão], diz o Senhor.
Jeremias 49:39

Neste momento quase estava convencido da veracidade desta Fé e suas alegações, mas se há alguma coisa que é muito citado na Bíblia, e que deve ser dada extrema importância são os chamados falsos profetas e também o Anticristo. Em qualquer lugar do mundo uma pessoa é inocente até que prove o contrário, no Brasil uma pessoa é culpada até que se prove o contrário. E infelizmente o preconceito com o desconhecido é cultural também. Felizmente Jesus deixou todas as dicas para reconhecermos um falso profeta e o Anticristo.

Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade;
também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.

Pedro 2-1:3

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho.
João 2:22

Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo.
II João 1:7

Bahá’u’lláh, nunca negou o Senhor Jesus Cristo, confessa que Jesus veio em carne e Dele dá testemunho. 

“Damos testemunho de que Ele, quando veio ao mundo, derramou esplendor de Sua Glória, sobre todas as coisas criadas.”
“...quando o Filho do Homem entregou a Deus seu alento de vida, a criação inteira chorou com grande pranto. Através de Seu sacrifício porém, uma nova capacidade foi infundida em todas as coisas criadas. Suas evidencias, assim como testemunhadas em todos os povos da terra, estão agora manifestas diante de ti.  A mais profunda sabedoria expressa pelos sábios, a maior erudição revelada por qualquer mente, as artes produzidas pelas mãos mais hábeis, a influencia exercida pelo mais poderoso governante – tudo isto é apenas a manifestação de poder libertado por Seu espírito transcendente e esplendoroso, que penetra todos os seres.
Bahá’u’lláh

“porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
Mateus 24:24

Bahá’u’lláh, educa a humanidade através de seus ensinamentos, cumpre provas de ser o retorno de Cristo, não por milagres.
Milagres só servem para aqueles que foram espectadores e aqueles que seguem determinada religião, para o resto das pessoas não se configura como prova, os milagres de Jesus não são considerados por budistas, os incríveis feitos de Krishina nada valem para os cristãos ou muçulmanos.
Mas nenhum cidadão de discernimento pode negar o efeito dos ensinamentos dos santos Manifestantes de Deus, e o que eles trouxeram a humanidade no seu tempo, isto sim é considerado um milagre, é tangível e inegável.

Outros traços que da Fé Bahá’í que me deixaram mais convencidos da veracidade e da pureza de intenção da missão de Bahá’u’lláh, é que não existe sacerdócio, ou seja, não existe concentração de poder em uma única pessoa. Isto evita a corrupção pelo poder, a manipulação dos indivíduos e também a distorção dos ensinamentos do Mensageiro de Deus.
Nenhum bahá’í pode interpretar os ensinamentos de Bahá’u’lláh, os interpretes oficiais foram Abdu’l-Bahá (neto de Bahá’u’lláh) e Shoghi Effendi (neto de Abdu’l-Bahá), com isto a Fé é mantida pura e intacta, não há divisões, não há alienação e não podem existir seitas. Seitas normalmente são criadas por interpretações pessoais de membros, e essas interpretações geram desvios na religião original, vide cristianismo, budismo e islamismo.
  Toda administração bahá’í é estruturada em assembléias e conselhos, há qual todo crente com mais de 21 anos deve votar e pode ser votado, numa eleição muito espiritual, são eleitas 9 pessoas e essas pessoas são responsáveis pela parte administrativa da Fé Bahá’í.
Nas eleições Bahá'ís não existe qualquer tipo de candidatura, nomeação, campanha eleitoral ou partidos.
Estes noves membros formam a Assembléias Espirituais Locais, em cada cidade onde os bahais existem no mundo. Estes membros eleitos por sua vez, elegem as Assembléias Regionais, que elegem a Assembléia Nacional. Por fim, os membros eleitos na Assembléia Espiritual Nacional elegem os membros da Casa Universal de Justiça, que é a instituição Suprema da Fé Bahá'í.
Nenhum indivíduo, ao ser eleito em quaisquer das instituições, possui autoridade individual. As decisões são de caráter consultivo e são válidas somente se o "corpo" estiver completo, com o número mínimo de indivíduos.
Um detalhe que me chamou atenção que difere de quase todas as instituições religiosas que já frequentei/visitei é a contribuição. Na Fé Bahá’í somente os crentes tem o privilégio de contribuir aos fundos, isso demonstra o caráter desta Fé que não está interessada em enormes arrecadações de dinheiro, não fazendo deste o motivo para sua existência.

Agora alguns princípios bahá’ís, princípios que se seguidos podem mudar a humanidade.

Uma só religião: A despeito de constantes conflitos que há séculos envolvem as religiões na visão de inúmeros expositores, os bahá'ís se apoiam nos próprios ensinamentos dessas religiões para enfatizar que todas as religiões, ao contrário, ensinam o amor e a unidade - sendo a intolerância e o fanatismo origem de tais conflitos. É proibido o fanatismo na Fé Bahá'í, o que consistiria em se fechar a dogmas que muitas vezes podem ser mal-interpretados. A luz do princípio de que todas as religiões provém de Deus, os homens podem procurar compreender e desta forma eliminar os preconceitos religiosos.


“Ó vós que habitais a terra! A religião de Deus visa o amor e união; não a torneis causa de inimizade e conflito... Nutrimos a esperança de que o povo de Bahá possa ser guiado pelas palavras abençoadas: "Vede! Todas as coisas são de Deus!" Esta excelsa afirmação é como água para extinguir o fogo do ódio e da inimizade latente dentro dos corações e peitos dos homens.. Ele, deveras, diz a verdade e mostra o caminho. Ele é o Todo-Poderoso, o Excelso, o Benévolo.”
Bahá’u’lláh

Um só mundo: Os Escritos Bahá'ís enfatizam a igualdade essencial do ser humano e a abolição de todos os tipos de preconceito. A humanidade é considerada essencialmente uma, embora diversificada; esta diversidade de raça e cultura é considerado merecedor de apreciação e tolerância. Doutrinas de racismo, nacionalismo, castas, e classes sociais são impedimentos artificiais da unidade. Os ensinamentos Bahá'ís declaram que a unificação da humanidade deve ser assunto principal sobre as condições religiosas e políticas no tempo presente.

“Diz o Grande Ser: Ó bem-amados! Ergueu-se o tabernáculo da unidade; não vos considereis uns aos outros como estranhos. Sois os frutos de uma só árvore e as folhas do mesmo ramo.”
Bahá’u’lláh

“Não se vanglorie o Homem em amar a sua pátria, antes tenha ele glória em amar a sua espécie. A terra é um só país e os seres humanos são seus cidadãos.”
Bahá’u’lláh

Princípios sociais:

A Unidade da Humanidade: "... hoje todos os horizontes do mundo estão iluminados com a luz da unidade... fomos criados para levar avante uma civilização em constante evolução..."

A livre e independente busca da verdade: "A luz é boa, não importa em que lâmpada brilhe... uma flor é bela, não importa em que jardim floresça..."

A eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação: "...somos as folhas e os ramos de uma mesma árvore... as gotas de um único mar..." 

A igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher: Um dos princípios sociais a que Bahá'u'lláh (o fundador da Fé Bahá'í) enfatizou como um meio de suma importância para o progresso material e espiritual da humanidade é a igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres

 "A humanidade assemelha-se a um pássaro, uma asa é o homem e a outra, a mulher. O pássaro não pode alçar vôo sem o equilíbrio dessas duas asas..."

A harmonia essencial entre a religião, a razão e a ciência: Um dos princípios da Fé Bahá'í é a consumação da harmonia entre religião e ciência: como sendo não apenas possível, mas necessário para um verdadeiro desenvolvimento humano.

 "A verdade é uma só e é indivisível... o progresso da humanidade depende desses fatores..."

Educação compulsória universal: A educação é um dos princípios fundamentais para a unidade da humanidade, Os ensinamentos Bahá'ís enfatizam a educação no aspecto moral e espiritual, relacionando diretamente ao desenvolvimento das artes, ofícios, comércio e ciência. Leva em consideração três espécies de educação: espiritual, humana e material.

 "O homem é uma mina rica em jóias de inestimável valor, a educação, tão somente, poderá fazê-la revelar seus tesouros..."

Uma língua auxiliar é um princípio adotado pela Fé Bahá'í para que, com o objetivo de estabelecer relações mais estreitas entre os povos e as nações do mundo, capacite o concretização da unidade mundial. Ao ser adotada uma língua, todas as pessoas do mundo devem aprender a nova língua, por ser auxiliar, a língua nativa não é excluída.

O dia está aproximando-se quando todos os povos do mundo terão adotado uma língua universal e uma escrita comum. Quando isto for alcançado, a qualquer cidade que um homem possa viajar, será como se tivesse entrantando em seu próprio lar.”



Para encerrar gostariam que conhecessem as profecias de algumas religiões sobre a vinda do Prometido, profecias que me fizeram abraçar a Fé Bahá’í. Tenho a convicção que caso eu vivesse em um país diferente, com uma cultura diferente, com uma maioria religiosa diferente, ainda assim eu teria fatos e provas para reconhecer esta Fé como verdadeira.

Zoroastro ou Zaratustra

"Voltarei, e quando Eu vier tu verás uma estrela no leste. Segue-a e Me descobrirás recostado entre palhas" (se referindo a Jesus)

“...Só no Sôshyans, o prometido Salvador que, nos últimos dias nascerá da semente de Zardust ... Ele é destinado a restaurar o mundo.” (ZAEHNER p. 82). (se referindo a Bahá’u’lláh, que assim como Zoroastro era persa.)

Krishna
"Sempre que houver declínio da retidão e a injustiça triunfar, ó Barta (Arjuna), então Eu Me manifestarei para proteger o Bem, destruir o Mal e para restabelecer a Justiça. Eu Me manifesto de tempos em tempos."  (Gita, IV, 7, 8)
Buda

“No devido tempo, monges, virá ao mundo o Exaltado chamado Maitrya, um arauto, levantar-se-á guiado por encanto e perfeição. Ele mesmo trilhará o caminho para um único fim, com a ciência dos mundos, como um Educador Perfeito, professor dos deuses dos homens, um Exaltado Buda, assim como neste momento Eu sou. De Sua própria sabedoria e compreensão, Ele proclamará a natureza deste Universo…, justamente como Eu proclamei de Meu próprio entendimento e compreensão. E Ele proclamará o ensinamento de que é adorável em sua origem, adorável em seu progresso e adorável em sua consumação; Ele proclamará essencialmente e explicitamente seu significado; a vida elevada Ele tornará conhecida em sua plenitude e pureza, assim como Eu faço agora. Ele será o líder e uma ordem de milhares de monges, enquanto, neste momento, Eu lidero apenas um ordem de centenas.” (Digha-nikaya, IV p.208)

Jesus Cristo

Respondeu-lhe Jesus: não te disse Eu que se creres, verás a Glória de Deus? Joao 11:40

"Porque o Filho do homem há de vir na  Glória de seu Pai, com os seus anjos e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras". Mt. 16.27

"Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que dele procede, esse dará testemunho de mim".(João 15.26)


Muhammad e Islam

"Em verdade, o ano sessenta (1260A.H.) será revelada Sua Causa, e seu nome será proclamado em todas as partes". (Imame Ja’far-i-Sádiq)

"No ano Ghars a terra será iluminada por Sua luz e em Gharasíh o mundo será inundado com Sua Glória. Se viveres até o ano Gharasí, testemunhareis como as nações, os governantes, os povos e a Fé de Deus todos haverão sido renovados." (Mirzá Muhammad-i-Akhbárí).

"...Perguntam: Quando acontecerá o Dia da Ressurreição?
   (Respondeu-lhe): Quando vos forem enviados as vistas, E se eclipsar a lua; e o sol e a lua se juntarem. (75,6-9)"

O sol simboliza o Fundador da Religião e a lua ( o astro que recebe a luz do sol) representar o seu sucessor. No caso trata-se de Muhammad e o Imame ‘Alí. Sua união da ‘Ali-Muhammad, nome do Báb.

“Todo conhecimento tem setenta sentidos dos quais somente um é conhecido entre os homens. Mas quando o Qá’im vier Ele irá ensinar os sentido restantes entre os homens.” (Muhammad.)

  

Tradição Guarani

Profecias Tupã Tenondé
“ Depois de fundir-se o espaço e amanhecer um novo tempo, eu hei de fazer que circule a palavra-alma novamente pelos osso de quem se põe de pé,...”

“ Quando isso acontecer Tupã renascerá no coração do estrangeiro; e os primeiros adornados novamente se erguerão na morada terrena por toda a sua extensão.”

Tradição Sagrada Guarani – clã guarani Jequakava 

Oração Bahá’í para cura

“Teu Nome é minha cura, ó meu Deus, e a lembrança de Ti, meu remédio. Aproximar-me de Ti é minha esperança, e meu amor por Ti, meu companheiro. Tua misericórdia por mim é minha cura e meu socorro, neste mundo e no vindouro. Tu, em verdade, és o Todo-Generoso, o Onisciente, a Suprema Sabedoria.”
Bahá’u’lláh

Conheça mais sobre a Fé Bahá'í visitando  o site oficial do Brasil:   http://www.bahai.org.br/ 


Atenção: O conteúdo deste blog é da responsabilidade do respectivo autor
e não representa necessariamente a posição oficial da Comunidade Bahá'í­ sobre qualquer assunto.


Referências:


http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9_Bah%C3%A1%27%C3%AD




http://paginas.terra.com.br/religiao/bahai/index.htm


3 comentários:

  1. Adorei este post... parabéns pela escolha dos textos.
    Realmente é uma dádiva ser Bahá'í e o mundo precisa conhecer a Fé bahá'í.
    Simone Sá
    PS: não consegui seguir seu blog ;(

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone, obrigado. Fiz este texto pouco tempo depois de me declarar Bahá'í (cerca de 6 anos atrás), mas só agora o divulguei.
    O blog não é sobre a Fé, mas entre uma postagem e outra gosto de colocar alguns assuntos.
    Liberei a opção para seguidores. Obrigado pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito lindo! Voce esta de parabens :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics