sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Manual de uso seguro de computadores pessoais


Segue um breve manual de uso de computadores pessoais que redigi na época de faculdade.            

          No início da década de 90 tivemos o grande “boom” dos computadores pessoais, quem não se lembra dos dinossauros como 386 ou 486, nessa época os preços caíram consideravelmente e os computadores “começaram” a ter utilidade, por exemplo; era muito melhor digitar uma carta no pc e depois imprimir, do que datilografar numa máquina de escrever que quando você errava uma palavra tinha que refazer tudo, assim como evitar pilhas imensas em arquivos com toneladas de papeis, com o computador isso era armazenado em gavetas com disquetes que conseguiam armazenar milhares de páginas.
Os computadores passaram a evoluir em uma velocidade quase que inacreditável novos recursos revolucionários eram vistos surgir mês a mês, a Internet que anteriormente era de uso das Forças Armadas e posteriormente de Universidades Americanas, começou a se difundir pelo mundo até chegar ao nosso trabalho e as nossas casas.
Com toda essa evolução de tecnologias computacionais, o usuário doméstico ficou esquecido, ou melhor, não pode acompanhar a evolução dos computadores e de seus sistemas, com isso se tornando extremamente vulnerável aos meios digitais.
Esse manual visa não eliminar totalmente ameaças ao computador do leitor, até porque nem mesmo o mais moderno programa antivírus é capaz disso, mas sim reduzir as chances de entrada de vírus, apropriação de dados do leitor de forma indevida, invasão de hackers e cuidados necessários para a conservação do equipamento, é claro que tudo isso sem precisar ser levado aos extremos a ponto de gerar stress ou algum tipo de inconveniente.

Computador, cuidados para conservação do equipamento físico.

A seguir os passos básicos para se ligar e desligar o seu computador com segurança:

-          Dependendo de como estiver seu esquema de energia, ligue primeiro o estabilizador de voltagem e ou filtro de linha.
-          Ligue o computador.
-          E por último o monitor. não é aconselhável deixar sempre o monitor ligado na fonte de energia do computador, ligue-o e desligue cada vez que for usar, caso haja algum problema de pico de tensão, o monitor pode ser danificado.
-          Aguarde a inicialização completa do computador.
-          Para desligar vá até o menu iniciar e clique em “DESLIGAR O COMPUTADOR”, aguarde a tela dando autorização para o desligamento aparecer.
-          Desligue o monitor.
-          Desligue o computador.
-          Desligue o estabilizador e ou Filtro de Linha (se possível da tomada também)*1.
-          Se houver um fio telefônico conectado ao computador é extremamente recomendável a desconecta-lo, o modem pode queimar facilmente em dias chuvosos.

Nota importante:
*1. Desligar o equipamento da tomada garante a segurança total de não queima do aparelho, se estiver chovendo, por exemplo, e um raio cair na rede elétrica com o computador desligado, mas ligado na tomada, acarretará perda total do equipamento.

Limpeza e hábitos não saudáveis ao seu computador.

Acidentes acontecem com todos, portanto nunca:

-          Tome qualquer líquido perto do seu computador, caso derrame e caia em algum componente, poderá danificar seriamente o equipamento e dependendo causar um curto circuito e provocar um incêndio.
-          O mesmo cuidado deve ser tomado com comidas de qualquer espécie, um farelo de bolacha no seu teclado pode te atrapalhar na confecção daquele documento importante.
-          Deixe o estabilizador no alcance de seus pés, pés tem uma tendência misteriosa de esbarrar no botão do estabilizador e desligar o computador quando você mais precisa.
-          Não só estabilizador, também o gabinete do seu computador, lembre-se que ele é um equipamento eletrônico sensível e não uma bola de futebol.

Recomendações:

-          Use capas plásticas para proteger seu computador quando ele não estiver em uso, evita sujeira e previne que poeira entre  no interior do computador. A poeira quando se umedece passa a ser um condutor elétrico, o que gera curto circuitos. Mas não se esqueça de quando for ligar o computador retira-las, se eles não forem retiradas podem causar superaquecimento e danificar algo.
-          Passar um pano levemente umedecido com Veja no computador (apenas partes plásticas) não faz mal nenhum e evita que no futuro ele fique amarelado, sempre passe com o computador totalmente desligado da tomada.
-          No monitor de vídeo, na tela em si, para limpar passe um pano seco e macio, sempre em movimentos circulares. Se tiver algum produto no pano a tela irá ficar engordurada e será mais difícil limpa-la.

Com estes cuidados seu computador estará mais seguro contra acidentes e manterá uma aparência bem melhor.

Abraços e até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics